segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bovespa opera em baixa nesta segunda-feira atenta à Europa

Investidores seguem preocupados com a crise da dívida na zona do euro.
Na sexta, a bolsa fechou em queda de 0,2%, alcançando 62.494 pontos.

Do G1, com informações da Reuters
Comente agora
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa no início do pregão desta segunda-feira (23), com a renovação das preocupações dos investidores globais com relação à Europa, pela queda do governo holandês, pelos resultados do primeiro turno da eleição presidencial na França e pela divulgação de indicadores negativos para a economia da Espanha.
Às 12h36 (horário de Brasília), o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caía 2,06%, a 61.201 pontos.
Na sexta-feira (20), a bolsa fechou em queda de 0,2%, alcançando 62.494 pontos após ensaiar recuperação durante o pregão. No mês, a queda acumulada foi de 3,125%. No ano até sexta, no entanto, a Bovespa tem alta acumulada em 10,11%.
Os investidores reagiram com pessimismo à notícia de que a Espanha voltou a entrar em recessão, a segunda em três anos. Nesta segunda-feira, o banco central do país informou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha se contraiu 0,4% no primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre do ano passado, e recuou 0,5% ante os primeiros três meses de 2011.
Também nesta segunda-feira, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou que apresentou a renúncia de seu gabinete à rainha Beatriz, após fracasso de sete semanas de negociações sobre um pacote de medidas de austeridade.
Os seguros títulos do governo alemão -os bunds- subiram nesta segunda após o socialista François Hollande vencer o primeiro turno das eleições presidenciais na França, apesar do presidente Nicolas Sarkozy ainda poder vencer em 6 de maio se conseguir o apoio da candidata na Frente Nacional, Marine Le Pen, que conseguiu 17,9% dos votos.
A dívida do governo da zona do euro atingiu 87,2% do PIB da região em 2011, alta em relação aos 85,3% registrados em 2010, de acordo com dados divulgados pela agência de estatísticas da região, a Eurostat.
Também na Europa, o PMI de abril para o setor de serviços, dominante na economia da zona do euro, caiu para 47,9, de 49,2 em março, mas o resultado do primeiro turno das eleições da França é o que mais pesa nos mercados.
Outro dado divulgado nesta segunda mostra que o índice geral, mais recente indicador da atividade industrial da China, recuperou-se ligeiramente para 49,1 em abril, de uma leitura final de 48,3 em março, mas ainda abaixo do nível de 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário