
“O convênio com o Hospital Bom Jesus nos permite dar suporte imediato aos casos que demandam tratamento intensivo”, informa o prefeito, explicando que simplesmente designar um ambiente como uma UTI não garante sua funcionalidade nem sua efetividade: “uma UTI não existe sozinha. É necessário um hospital inteiro, com várias especialidades, para dar suporte ao seu funcionamento. Com esse convênio que firmamos com o Bom Jesus, os pacientes do Hospital da Criança que precisarem de UTI terão esse suporte”. O anúncio foi feito no final da tarde, durante a entrega à população da Praça Barão de Guaraúna, que foi completamente reformulada.
A estratégia que permite o atendimento aos casos que precisam de terapia intensiva foi comemorada pelo prefeito: “Estamos há muitos meses trabalhando para oferecer à população que necessita o suporte de uma UTI. Através do convênio que firmamos, conseguimos isso e, na retaguarda, um hospital que é referência nas áreas mais importantes de atendimento nos casos mais graves: cardiopediatria, neuropediatria e nefropediatria; ou seja, casos de alta complexidade, com acionamento típico quando se requer internamento em leitos de terapia intensiva.
Uma melhora adicional, também referida pelo prefeito Marcelo Rangel durante seu pronunciamento no final da tarde desta sexta-feira é que em função desse novo convênio, o município passará a dispor de condições para direcionar verbas da saúde para aquilo que – como explica o secretário de Saúde, Erildo Müller – “é a finalidade do município, que é a atenção básica, as ações em atenção básica de saúde, amplificando as intervenções em todas as regiões da cidade”.
Müller também explica que a prefeitura de Ponta Grossa conta com uma UTI móvel que será utilizada para o transporte de pacientes, se necessário, do Hospital da Criança para o Hospital Bom Jesus, para que se submetam a cuidados intensivos.
“Nosso compromisso era dotar a cidade de UTI pediátrica pública. Estamos fazendo isso, a contar de hoje. E de maneira inteligente, ágil e viável. A adequação da estrutura do Hospital da Criança para fazer frente a todas as demandas, não apenas às de urgência e emergência, está sendo feita e vai continuar. Tanto assim que com a formatação do ambulatório de especialidades pediátricas teremos condições de prestar um atendimento ainda melhor para nossas crianças”, registra o prefeito Marcelo Rangel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário