Aconteceu ontem uma fiscalização da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, no Calçadão, localizado na Rua Coronel Cláudio, no centro da cidade. Foram apreendidos apenas 20 dvd´s, o restante das mercadorias foram escondidas pelos vendedores ambulantes, que fugiram quando viram o fiscalizador.
A fiscalização que sempre teve o apoio da Polícia Militar, ontem foi realizada apenas com o responsável pelas fiscalizações na cidade Luiz André Pedroso. “Faz um tempo que estamos tendo reclamações dos comerciantes do calçadão, devido aos vendedores ambulantes comercializar mercadorias justamente no meio do passeio”, explica Luiz.
Segundo o responsável, mercadorias como pinturas e acessórios artesanais, não podem ser apreendidos, mas precisam ser comercializados em locais que não atrapalhem comerciantes e pessoas que passam todos os dias pelo local. “Esses materiais são considerados objetos de cultura e nesses casos ela prevalece. Mas em se tratando de cd´s e dvd´s que são mercadorias piratas, nós recolhemos na hora e encaminhamos para a Receita Federal”, conta.
“O calçadão deve ser respeitado como nas outras cidades, esses vendedores chegam aqui e arrancam pedras do chão para expor o que vendem e pessoas que passam pelo local podem cair e se machucar. O fiscal vira as costas e eles voltam a cometer os mesmos erros”, revela uma comerciante da região que não quis ser identificada.
Lojas do calçadão que colocam roupas e calçados na rua também foram notificadas pelo fiscalizador. “Primeiramente nós entregamos uma notificação pra eles, alertando que é proibido por lei expor essas roupas na rua”, comenta.
No sábado os comerciantes recolheram as roupas para dentro da loja, mas a intenção, segundo Luiz será voltar durante a semana para conferir se as regras estão sendo cumpridas. “Vamos dar continuidade a essa operação, não apenas no calçadão, mas também na cidade toda, queremos atender a reclamação dos comerciantes que fizeram reclamações”, conta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário