quarta-feira, 11 de abril de 2012

TREMOR NA INDONÉSIA - SITE ELETRÔNICO FOLHA.COM.BR

11/04/2012 - 06h38

Forte terremoto atinge Indonésia e força alerta de tsunami

 
DA EFE
Atualizado às 06h52.
Um terremoto de 8,7 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (11) a região norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, cujas autoridades lançaram o alerta de tsunami.
O instituto sismológico da Indonésia rebaixou a intensidade do sismo a 8,5 graus, enquanto o serviço geológico dos Estados Unidos a avaliou em 8,7.
O tremor foi notado no litoral oeste da ilha de Sumatra, mas as autoridades por enquanto não informaram de vítimas ou danos.
Segundo o serviço geológico dos EUA, o epicentro do sismo foi localizado a 33 quilômetros de profundidade e 431 quilômetros ao sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh.
A região atingida é a mesma onde um terremoto de 9,3 graus formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico.
A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.
PAÍSES VIZINHOS
As autoridades tailandesas lançaram nesta quarta-feira um alerta de tsunami e pediram aos moradores da costa do mar de Andaman que deixem a região, depois do terremoto de magnitude 8,7 em frente à costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra.
"As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar", indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.
Assim como Tailândia e Indonésia, a Índia também deu alerta de tsunami para a população das ilhas Andaman e Nicobar, situadas no Oceano Índico.
O Centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para estas duas ilhas, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.
O governo do Sri Lanka emitiu um alerta de tsunami válido para toda a ilha e ordenou à população que vive na costa que busque refúgio no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário