terça-feira, 22 de outubro de 2013

Avenida Vicente Machado deve ficar livre de ônibus - trânsito - plantaodacidade.com.br veiculou

21/10/2013 Avenida Vicente Machado deve ficar livre de ônibus
Assessoria? Foto: Diário dos Campos
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a Secretaria de Planejamento, através do Instituto de Planejamento Urbano (Iplan), estão trabalhando num projeto de mobilidade urbana que pretende desafogar o trânsito na região central da cidade. Estudos mostraram a possibilidade de transferir as linhas de ônibus que passam pela avenida Vicente Machado para a rua do Rosário. A experiência foi iniciada no domingo, com a retirada dos estacionamentos laterais dos dois lados da rua do Rosário, entre a praça Barão do Rio Branco e a Praça Duque de Caxias, para que a via possa comportar o tráfego de ônibus.
“Os estudos teóricos comprovaram que transferindo a linha de ônibus para a rua do Rosário melhora em muito o tráfego na Vicente Machado. Agora estamos experimentando essa possibilidade. Precisamos saber se a rua do Rosário comporta o tráfego de ônibus”, diz o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski. A primeira fase experimental do projeto começou no domingo, com o tráfego dos ônibus da linha Sem Parar, que não necessita de embarque e desembarque.
Durante o primeiro trajeto da linha foi estudado o fluxo e a velocidade da via. De acordo com Kalinoski, no primeiro dia de experiência o resultado foi positivo. “Percebemos que teremos que fazer algumas mudanças na Balduíno Taques para que os ônibus possam fazer corretamente a conversão de acesso à rua do Rosário”, diz. Todos os semáforos da rua do Rosário já foram sincronizados para melhor fluxo na via, dando preferência ao transporte coletivo.
O segundo teste será feito nesta quarta-feira (23), com tráfego do ônibus na linha experimental em horário de pico. O ônibus circulará entre 7h e 8h30 e das 17h às 19h até o final da semana. Nesta fase será avaliado se os ônibus podem fazer as curvas de maneira correta e segura e também se o veículo é compatível com a rua. Após essas avaliações, será a vez de testar a linha com os passageiros. Nesta fase haverá paradas durante o trajeto e a praça Barão do Rio Branco será ponto de embarque e desembarque. De acordo com Kalinoski, ainda não há uma data prevista para fazer a mudança das linhas de ônibus. “Estamos indo com calma, ainda não temos a previsão de uma mudança total”.
As decisões que estão sendo tomadas visam a prioridade do transporte coletivo nas vias públicas de Ponta Grossa. A expectativa é de que com a linha de ônibus na rua do Rosário, a tendência é que os carros migrem para a avenida Vicente Machado, melhorando o trânsito nas duas vias. Na próxima semana, a AMTT inicia uma campanha de incentivo aos motoristas para dar preferência aos ônibus na faixa direita da rua do Rosário. “A gente pede que o motorista que estiver na pista da direita dê preferência para a passagem do ônibus”, diz Kalinoski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário