sábado, 27 de julho de 2013

A Divisão de Fiscalização viária de Ponta Grossa que fazia parte da Secretaria de Planejamento passou para Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). - dcmais.com.br veiculou a noticia postada

Fiscalização viária passa a atuar com AMTT

Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 26/07/2013 - 00:00 | Atualizado em: 25/07/2013 - 20:00
Rafaela Serrato
A Divisão de Fiscalização viária de Ponta Grossa que fazia parte da Secretaria de Planejamento passou para Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). Os cinco funcionários da divisão são responsáveis pela fiscalização do transporte coletivo, dos taxis e do transporte escolar. Luiz Eduardo Lemes é o chefe da divisão que fiscaliza os 207 veículos da frota, desses 188 circulam regularmente e o resto é carro reserva.
Desde 2007 o sistema de controle dos carros é informatizado, segundo Lemes todas as informações de pagamento de passagem, número de passageiros e o número de quilômetros rodados, tudo é registrado. A quilometragem é pré-determinada pelas rotas e dificilmente sofre alterações (existe uma quilometragem diferente para os dias de semana, sábados e domingos o que muda é o numero de passageiros). "Eventualmente nós mudamos algumas rotas, como por exemplo, para o show desta quinta nós disponibilizamos mais ônibus, o que acarreta em um aumento de quilometragem, mas temos garantia de um número maior de passageiros", explica Lemes.
Lemes diz que o relatório é feito mensalmente, mas se necessário é possível obter informações durante o dia. Nesses documentos é possível ver quantos passageiros usaram o transporte coletivo o nome deles, quais foram os horários, a forma de pagamento, quantas isenções ou estudantes participaram.
A quilometragem é controlada por equipamentos instalados nos veículos. A planilha apresenta o valor de R$ 4,80, esse valor é dividido pelo número de passageiros e quanto maior o número de passageiros, menor é o valor do Indicie Passageiros por quilometro (IPK). Lemes diz que o número de passageiros vem diminuindo com o decorrer dos anos, pelo aumento de frota de carros, há 10 anos em Ponta Grossa eram 80 mil carros rodando hoje são 150 mil. "Em relação aos novos conjuntos habitacionais, eles são criados em lugares distantes, o que obriga a criação de novas linhas, mas isso não quer dizer que o número de passageiros irá aumentar, pois ele sai de uma região e passa para outras", explica.
A divisão de fiscalização diz que as informações sempre estão disponíveis para os funcionários, segundo Lemes o número de funcionários é o suficiente. "A prefeitura tem acesso irrestrito a qualquer dado a qualquer hora do dia e temos acesso aos que nós quisermos, todos os dados são eletrônicos, o que facilita na fiscalização", conta Lemes.

Fábio Matavelli
Lemes e mais quatros funcionários são responsáveis pela fiscalização do ônibus, taxis e vans

Nenhum comentário:

Postar um comentário