segunda-feira, 29 de julho de 2013

REVELAÇÕES POLÍTICAS - COLUNA JORNALISTA ALTAIR RAMALHO - site plantaodacidade.com.br veiculou

ÁGUA NO FEIJÃO
Na condição de referencial do PDT do Paraná, o Márcio Adriano Pauliki está desde já conversando com figuras do partido, bem como de outras agremiações, para avaliar o caminho que será percorrido nas próximas eleições. E, nesse campo, conversa, e bastante, por exemplo, com o prefeito da Capital, o Gustavo Fruet, que é pedetista, e também com um peemedebista, que vem a ser o deputado João Arruda, sobrinho do senador Roberto Requião.
E pelo que consta, o João Arruda, muito embora peemedebista, tem sido um bom companheiro para o Pauliki, abrindo frentes na Capital, inclusive junto a algumas figuras que são importantes para o processo eleitoral, desde, é claro, que participem como aliados e não formalmente como eventuais recebedores de favores.
No momento, o que mais tem “mexido” no futuro mapa político do Márcio Pauliki é o ex-senador Osmar Dias, o qual, a bem da verdade, tem sido colocado como eventual candidato a vice-governador, em chapa que teoricamente teria como cabeça a senadora Gleisy Hoffmann, ou então como candidato até mesmo a vice-presidente da República, em grupo liderado pelo governador de Pernambuco, o Eduardo Campos, do PSB.
A propósito, o governador Eduardo Campos e o presidente do PDT, Carlos Lupi, têm acelerado as conversas para as eleições do ano que vem. Os aliados que vivem às turras com o PT nos estados decidiram ir à luta, sobretudo com a queda nas pesquisas da presidenta Dilma.
O governador de Pernambuco está oferecendo a vice para Osmar Dias. E prometendo apoio nos estados a candidatos trabalhistas a governador, como é o caso de Miro Teixeira, no Rio de Janeiro, Ronaldo Lessa, em Alagoas, Vieira da Cunha, no Rio Grande do Sul e Amazonino Mendes, no Amazonas.
No Paraná, nos últimos dias, foi aventada a possibilidade da candidatura de Osmar Dias ao governo do Estado, contando para tal com o apoiamento, logicamente, da senadora Gleisi Hoffmann, e até mesmo do senador Roberto Requião.
A dar certo essa fórmula, a família Dias, teria dois nomes para as eleições majoritárias no Paraná, o de Osmar Dias para o Governo do Estado, e o de Álvaro Dias, buscando a reeleição no Senado da República.
Na manhã de hoje, no rádio, Rede T, conversamos com o ex-governador Orlando Pessuti, da mesma forma traçando um caminho para as eleições majoritárias paranaenses, no ano que vem.
De qualquer maneira, pelo menos a princípio, Pessuti trabalha com várias alternativas fáticas para as eleições ao governo do Estado, inclusive com a possibilidade do seu nome ser o do candidato a governador. É claro que é muito cedo para fazer esta, ou aquela avaliação.

ALÉM DAS PALAVRAS
O deputado federal Sandro Alex (PPS) participou, hoje, do programa estadual gerado pela Rádio T, em Ponta Grossa, para todo o Estado do Paraná. São 15 emissoras, mais duas plantadas na Argentina e no Paraguai, alcançando também, é lógico, o Sul do Estado de São Paulo e o Norte do Estado de Santa Catarina.
Um dos temas discutidos com o deputado Sandro Alex foi exatamente sobre o PPS e aquela possibilidade de fusão com o PMN, o que, aparentemente, hoje, está muito distante, o que é reconhecido pelo próprio parlamentar.
Na semana passada, em igual espaço, na Rádio T, o presidente estadual do PPS, deputado Rubens Bueno, apontava as possibilidades de uma conversa decisiva até o final deste mês para decidir a questão.
Em importante comissão montada na Câmara Federal, o deputado Sandro Alex é o representante do PPS em um grupo que alcança tão somente 15 deputados federais e que têm o objetivo de formatar as próximas eleições brasileiras.
Na manhã de hoje, o deputado Sandro Alex, dentre outros fatores, voltou a defender a não obrigatoriedade do voto, como ocorre, aliás, em países como os Estados Unidos.

PALAVRAS, PALAVRAS
No tweeter de José Elizeu Chociai – presidente estadual do PTN - “Fechada a parceria ex PTC com PTN. Chapas próprias para deputado estadual e federal”.
-
No tweeter de Lucélia Clarindo – do movimento cultural de PG - “Carta ao Sr Prefeito Marcelo Rangel. O senhor vai matar a cultura em Ponta Grossa”.
-
No tweeter de Tavinho Carneiro – comunicador do rádio - “Rangel, o melhor mestre de cerimônias para as obras do Wosgrau. Vide AMBEV”.
-
No tweeter do deputado federal Sandro Alex - “Oposição de Ponta Grossa usava rádios para falar que AMBEV não viria para a cidade. Não adianta trabalhar contra, agora senta e chora”.
-
No tweeter do prefeito Marcelo Rangel - “AMBEV Ponta Grossa. Seja benvinda”
-
Do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho - “Valeu a luta. A AMBEV está aí!”

UMA COISA E OUTRA
Depois de defender com unhas e dentes outro caminho que não o de Beto Richa em 2014, e de perder o comando por conta desta posição, via interferência na direção nacional do PTC, Ulisses Sabino ainda dá demonstração de conduzir quase a totalidade de filiados para 2014, para o PTN.
E o Elizeu Chociai, presidente estadual do PTN, fala da empolgação e planos para chapas puras nas eleições de 2014 e dá liberdade para seguir o caminho que filiados acharem melhor seguir, com uma leve tendência a não manter a de 2010 que apoiou Beto Richa.


E por aqui, de outro lado, quem não está sentindo um solo firme em seu atual partido, o PR, é o João Barbiero, que está na condição de pré-candidato a deputado estadual nas eleições do ano que vem.
Há duas possibilidades colocadas para o JB, sendo uma delas o PTN, do José Elizeu Chociai, e o PV, do comunicador Tavinho Luck, podendo, nesse caso, até mesmo ser formatada uma dobradinha, com o Barbiero saindo candidato a deputado estadual, ao passo que Tavinho Luck buscaria uma cadeira na Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário