segunda-feira, 22 de julho de 2013

PONTA GROSSA FICARÁ FORA DA COPA DO MUNDO 2014 - como já haviamos comentado a alguns meses atrás essa era uma idéia impossivel de se realizar - dcmais.com.br veiculou

Copa distante de Ponta Grossa

Sebastião Neto Fale com o repórter
Publicado em: 21/07/2013 - 00:00 | Atualizado em: 20/07/2013 - 13:26
Município ainda luta para ser Centro de Treinamento durante o Mundial, mas possibilidade, segundo secretário estadual da Copa, é de 10%; Fifa divulga lista definitiva em novembro


Rodrigo Covolan
Estádio Germano Krüger foi indicado à Fifa para ser o CTS de Ponta Grossa na Copa

A menos de um ano para a Copa do Mundo de 2014, Ponta Grossa corre contra o tempo para seguir com o sonho de receber os treinos de uma das 32 seleções que vão se classificar para o torneio. O município aposta na última lista de Centros de Treinamento para Seleções (CTS), que será divulgada em novembro pela Fifa, para estar presente e iniciar o trabalho de 'convencer' um dos classificados à Copa a estabelecer no Estádio Germano Krüger. Mas antes disso, o município vai precisar torcer muito para estar na lista da Fifa.
Isso porque segundo o secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, as chances do município estar na lista em novembro são de apenas 10%. "Na última consulta que fiz a Fifa, o que eles me passaram é que Foz do Iguaçu está praticamente garantida, enquanto Ponta Grossa e Paranaguá tem 10% de possibilidade", explica Mario Celso. Além das três cidades, outros cinco CTS do Paraná foram inclusos anteriormente nas listagens da Fifa (confira mapa abaixo  ), que já conta com 70 locais no Brasil.
O secretário aproveitou para deixar claro que a escolha dos Centros de Treinamento, nesta etapa de seleção, cabe apenas aos técnicos da Fifa. "Não dá pra falar muita coisa. O que a gente sabe é que eles avaliam mais de 100 itens e depois escolhem os melhores lugares", disse. Com a lista de CTS divulgada, aí cabe aos classificados para o Mundial escolher onde vão treinar; e é neste estágio onde Ponta Grossa espera fazer a diferença. Assim acredita o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Leopoldo Cunha Neto.
"Vamos fazer um trabalho intenso junto a Fundação de Turismo e o Governo do Paraná para chegar até as seleções e mostrar os nossos atrativos. Temos algumas apostas, como a Holanda por exemplo, pela forte imigração nos Campos Gerais", projeta Cunha Neto. O mesmo expediente é utilizado por Maringá, que já garantido entre os CTS, está em negociações para receber o Japão na Copa do Mundo; o CT do Caju, por outro lado, é um dos locais mais visitados pelos possíveis times que virão ao Brasil.
Preferidos
"A gente está acompanhando as visitas ao CT do Caju [foram nove ao todo] e as seleções estão gostando muito. O que eles buscam, principalmente, é segurança, privacidade e uma estrutura que esteja a disposição as necessidades deles", destaca o secretário da Copa. Entre os preferidos das principais seleções do planeta, além dos campos do Atlético-PR, estão os CT's do interior de São Paulo, o Costão do Santinho (Florianópolis) e o Hotel Mata de São João (Região Metropolitana de Salvador).

Presidente não vê erros na preparação
Mesmo com as pequenas possibilidades de Ponta Grossa estar na lista de CTS em novembro, o presidente da Fundesp descarta que o município tenha se atrasado na preparação para a Copa, ou até mesmo que tenha cometido erros ao longo dos anos que antecedem o torneio. "Não acho que estejamos atrasados ou que erramos em algo em relação a isso. Tudo que a Fifa nos pediu a gente apresentou, e mandamos o nosso formulário dentro do prazo. Não faltou nada", justifica.
Além disso, Leopoldo Cunha Neto aproveitou para citar fatores, que segundo ele, podem pesar a favor de Ponta Grossa. "Nossos estádios são  bem próximos da rede hoteleira, e tem uma estrutura muito boa. O nosso maior desafio é empenhar as forças políticas do Estado para chegar até as seleções e fazer a nossa publicidade, mostrar o que a gente tem", disse.
A opinião é compartilhada pelo presidente do Operário, Laurival Pontarollo. "Hoje, temos um dos melhores gramados do Paraná a disposição. Pelo menos aqui no Estado, não devemos nada para a maior parte dos nossos concorrentes", afirma.
Vila Velha já está garantida na Copa
A notícia boa para Ponta Grossa, em relação a Copa do Mundo, é que o Parque Estadual de Vila Velha está garantido no roteiro internacional de viagens durante o Mundial. O roteiro será entregue aos turistas que virão ao Brasil, e a proximidade com uma das cidades-sede da competição - Curitiba - pesou a favor do principal atrativo turístico do município. "Conseguimos incluir 31 atrativos turísticos do Paraná no roteiro, o que nos deixou muito satisfeitos", celebra o secretário da Copa, Mario Celso Cunha.
Mario Celso também revelou a possibilidade de Ponta Grossa receber uma das Fans Fest - tradicional ponto de encontro de torcedores na Copa - paranaenses durante os dias de jogos. "Estamos em negociação com a Fifa para colocar Fans Fest nas principais cidades do Paraná, e Ponta Grossa está entre elas", frisa. Vale lembrar que Curitiba, através da Arena da Baixada, será sede de quatro partidas durante a Copa. A competição vai de 12 de junho - com o jogo de abertura em São Paulo - a 13 de julho de 2014 - com a decisão no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário