segunda-feira, 22 de julho de 2013

primeira neve do ano - São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira - 2013 - terra.com.br veiculou

Sul do país registra primeira neve do ano nesta segunda-feira


São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira Foto: São Joaquim Online / Especial para Terra
São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira
Foto: São Joaquim Online / Especial para Terra
 
A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou a primeira ocorrência de neve por volta das 4h30 desta segunda-feira. O fenômeno voltou a ocorrer pela manhã. Segundo a Epagri/Ciram, também nevou em outros municípios catarinenses, como Lages, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Chapecó e Xanxerê.


"Neve em Chapecó e nas cidades do oeste é pouco frequente, mas não é algo raro", informou o meteorologista Marcelo Martins. Segundo ele, foi registrado ainda chuva congelada em São Joaquim, Catanduvas, Xanxerê, Água Doce, Campos Novos, Joaçaba e São Domingos. 

De acordo com a Epagri/Ciram, o Estado teve temperaturas negativas no início da manhã em Água Doce (-0,4ºC), São Joaquim (-0,5ºC) e no Morro da Igreja, divisa dos municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici (-0,3ºC). A previsão é que o frio se torne mais intenso no decorrer do dia. 

Há registros de neve também em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. O fenômeno teria começado por volta das 5h30. No início da manhã, muitos aproveitaram a neve acumulada para fazer bonecos. 

O frio intenso é provocado por uma super onda de frio que começou a invadir o Brasil nesta segunda-feira. Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro oeste, sul de Santa Catarina e o sul do Paraná registravam temperatura abaixo de 5°C por volta das 6h da manhã.

Como o frio intenso persiste e a umidade continua alta na maior parte do Sul do Brasil, a previsão da Climatempo indica que isso favorecer a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná. "A condição é de neve que possa acumular, mas ficará mais propício nas partes mais altas do planalto sul do Estado, como São Joaquim, Bom Jardim, Painel, Urubici e Urupema", informou Martins.

Possibilidade de neve em Curitiba
Na terça-feira, as condições para a ocorrência de neve persistem sobre parte do Sul do Brasil. Há possibilidade do fenômeno da madrugada de terça-feira no leste do Paraná, incluindo áreas da Grande Curitiba.

De acordo com a Climatempo, a última vez que nevou na capital paranaense foi em 1975, uma histórica nevada que cobriu Curitiba com uma grossa camada de neve. Outras áreas no centro-sul do Paraná também poderá registrar o fenômeno. Áreas de planalto e serra de Santa Catarina e a serra do Rio Grande do Sul ainda poderão ter mais neve nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário