terça-feira, 23 de julho de 2013

SUL DO BRASIL EM PAISAGEM EUROPEIA - UOL.COM.BR VEICULOU A NOTICIA POSTADA

Forte onda de frio provoca neve em mais de 50 cidades do Brasil
 


Do UOL, em São Paulo

Frio pelo Brasil119 fotos

116 / 119
23.jul.2013 - Campos de camomila no limite dos municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande tiveram neve na manhã desta terça-feira (23). A onda de frio que atinge a região Sul do país fez nevar nas Regiões Metropolitanas de Curitiba e Florianópolis. Há 38 anos não nevava em Curitiba e região Leia mais Albari Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Estadão Conteúdo
Uma forte massa de ar polar provocou queda de neve e frio intenso a mais de 60 cidades do Brasil, a maioria concentrada na região Sul, na manhã desta terça-feira (23).
Santa Catarina foi o Estado que mais teve relatos de chuva congelada, o estágio anterior à nevasca, contabilizado em 30 cidades. Já no Rio Grande do Sul, por enquanto, apenas moradores de dez municípios viram neve nesta manhã: Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Canela, Gramado, Caçapava do Sul, Santiago, Encruzilhada do Sul e Júlio de Castilhos.
A forte onda de frio causou neve na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, o que não era visto há mais de 38 anos, segundo os meteorologistas.
O Instituto Tecnológico Simepar confirmou o fenômeno antes das 8h desta terça-feira em dez cidades: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Mais tarde, o órgão incluiu na contagem os municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Pato Branco, Porto Vitória, Antônio Olinto, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva. Além disso, alguns bairro da capital Curitiba também relataram chuva congelada com incidência de pequenos flocos, aumentando o número para 25 cidades no Estado.
"Muitas pessoas fazem confusão com neve e chuva congelada. A neve ocorre quando cai em forma de flocos da nuvem até o chão, provocando acúmulo. Já a chuva congelada ocorre quando a gota que cai da nuvem congela no meio do caminho, formando 'bolinhas' duras semelhantes ao granizo, que 'quicam' ao bater no solo", explica a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.
A Somar Meteorologia informou, ainda, que houve relatos de neve em Paranhos, no Mato Grosso do Sul: no total, 66 cidades brasileiras presenciaram neve ou chuva congelada nesta terça, contabilizam os institutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário