quarta-feira, 31 de julho de 2013

HERANÇA DA GEADA FORTE - Bombeiros atendem 15 queimadas num dia em Ponta Grossa - DCMAIS.COM.BR VEICULOU A NOTICIA

Bombeiros atendem 15 queimadas num dia em Ponta Grossa
Edilene Santos Fale com o repórter
Publicado em: 31/07/2013 - 00:00 | Atualizado em: 30/07/2013 - 19:41
Fábio Matavelli
Terreno baldio foi atingido por incêndio, ontem à tarde, no Bairro Ronda


A geada da semana passada aliada ao tempo seco destes últimos dias tem favorecido a ocorrência de incêndios ambientais em Ponta Grossa. Somente nesta terça-feira, até as 16h30, o Corpo de Bombeiros já havia sido chamado para apagar 15 queimadas em vários pontos da cidade. De acordo com o cabo Alfredo Camargo, do setor de relações-públicas do 2º Grupamento de Bombeiros, em dez delas houve intervenção dos bombeiros e nas demais a população conseguiu extinguir o fogo por conta.
“Agora que começa a aumentar os casos de incêndio ambiental”, alerta Alfredo. A época mais propícia para esse tipo de queimada é de julho a novembro e, neste ano, o número de ocorrências deve ser maior que no ano passado. Segundo o bombeiro, em todo o ano de 2012 foram computados 224 incêndios ambientais em Ponta Grossa. Em 2013, até segunda-feira, já haviam sido contabilizados 148.
Segundo o cabo, os moradores precisam se conscientizar sobre os riscos de provocar queimadas, pois, com o mato seco, o incêndio pode fugir do controle e gerar grandes danos não só ao meio ambiente, mas também atingir residências e outros imóveis. “Não se deve querer limpar o terreno com fogo porque vai perder o controle”, explica.
Segundo ele, a equipe do Corpo de Bombeiros esteve ontem na área do Distrito Industrial e constatou grandes áreas de mato seco. “Até uma bituca de cigarro pode provocar incêndio. É preciso tomar muito cuidado”, afirma.
Ainda de acordo com Alfredo, há 12 caminhões de combate a incêndio para atender toda a cidade, porém, nem sempre é possível ir a todas as ocorrências. “Nós procuramos atender a todos os pedidos dentro do possível. Por isso, sempre solicitamos que a pessoa repasse exatamente como está o incêndio”.
O bombeiro alerta que atear fogo em terrenos e no próprio quintal é crime ambiental. Uma lei municipal, em vigor desde 2009, prevê multa para esse tipo de ação.
Vila Velha
O Parque Estadual de Vila Velha é um dos locais que geram mais preocupação quando o assunto é incêndio ambiental. Todos os anos, vários focos de queimadas são vistos no ponto turístico, mas normalmente acabam sendo controlados pela própria brigada de incêndio que atua no local. Os aceiros – espaços sem vegetação – também colaboram para que pequenas queimadas não se tornem incêndios de grandes proporções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário