quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

RETRATOS DO DESGOVERNO - Abandono do arroio da Madureira causa preocupação em moradores - dcmais.com.br veiculou a matéria

Abandono do arroio da Madureira causa preocupação em moradores

Publicado em: 30/01/2014 - 00:00 | Atualizado em: 29/01/2014 - 20:00
Fábio Matavelli
Arroio da Madureira segue abandonado e cheio de matos. Moradores sentem medo de assaltos e da proliferação de animais peçonhentos


O arroio, localizado na Vila Madureira, está em situação de abandono. A presença de lixo na água e a grande quantidade de mato tem gerado preocupação aos moradores da região por conta da segurança e da proliferação de insetos. A Agência Reguladora de Águas (Aras) segue com um projeto de recuperação do local ainda para este ano.
Amanda Lealdino mora ao lado do arroio e comenta que o mato acarretou um aumento de animais peçonhentos. "Faz tempo que a Prefeitura não realiza uma limpeza em todo o local. Por conta disso, já encontrei escorpiões dentro da minha casa. Sinto medo, pois tenho um bebê de três meses. É preciso que o arroio seja revitalizado porque nós não temos áreas de lazer. Se a água estiver limpa será melhor ainda, não aguentamos o mau cheiro, principalmente, nos dias quentes", afirma.
Outro medo enfrentado pelas pessoas que moram por perto é a falta de segurança. "Atravesso essa passarela todos os dias, porém, tenho receio de ser assaltada mesmo durante o dia. A concentração de usuários de drogas é muito grande em toda a área do arroio", comenta a pedestre Alessandra Gonçalves.
O presidente da Aras, Delmar Pimentel, afirma que o arroio da Madureira será revitalizado neste ano. O projeto prevê a recuperação da área para que o arroio possa encher novamente. Além disso, a água passará por análises que irá constatar se ela está ou não poluída. "O trabalho de recuperação já começou. No ano passado, a Prefeitura realizou uma limpeza em toda a área, porém, o arroio estava entupido. Agora ele foi desobstruído e passará por uma nova limpeza, pois o mato cresceu novamente", explica.
Pimentel comenta que o objetivo da recuperação do arroio, que possui aproximadamente 400 metros de comprimento, é proporcionar uma área de lazer aos moradores, além da preservação ambiental. "Vamos fazer a recuperação ambiental da região. Queremos deixar a água do arroio limpa novamente. O local já conta com passarelas e passeios, então, o nosso trabalho será somente de recuperação. Após a análise da água, poderemos fechar as comportas para que o arroio possa ser enchido", afirma.
Lago de Olarias
Outro projeto considerado importante para Ponta Grossa é o Lago de Olarias. A topografia da região para a construção do primeiro lago deverá ser apresentada nos próximos dias. "A topografia é paralela à construção do lago, para fornecer à pessoa que ganhar a licitação como que nós queremos, qual a profundidade do lago, até onde vai encher, a altura que vai ficar", explica Delmar.
O presidente da Aras revela que a licitação da primeira barragem está tramitando no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e deve ser publicada na próxima segunda ou terça-feira. Pimentel conta, ainda, que como a licitação é nacional, precisa ser publicada na imprensa oficial durante 30 dias. "É uma solicitação direta do prefeito e ele quer que saia imediatamente a primeira licitação", frisa. A licitação é de R$ 1,26 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário