quinta-feira, 27 de novembro de 2014

1º BPM presta contas de ações e resultado em 2014 em Ponta Grossa - plantaodacidade.com.br veiculou

1º BPM presta contas de ações e resultado em 2014 em Ponta Grossa
Assessoria
O Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Major Edmauro de Oliveira Assunção, durante explanação realizada na segunda-feira (24/11), junto à Câmara Municipal de Ponta Grossa, divulgou os resultados obtidos pelo 1º BPM, de janeiro a novembro de 2014, no município de Ponta Grossa.
Entre os números divulgados, destaca-se a redução no índice de roubos registrados. Considerando-se o mesmo período do ano anterior, no mês de maio de 2014, em termos percentuais, houve a redução de 33% neste tipo de delito, seguido dos meses de julho (queda de 30%) e de agosto (queda de 42%). A diminuição na incidência dos roubos deve-se principalmente ao desencadeamento da “Operação Presença”. A intensificação do policiamento ostensivo em todos os principais eixos comerciais da cidade contribuiu sobremaneira para a redução da criminalidade nestas áreas.
Dentre as ações realizadas, destaca-se também a implantação de Módulos Móveis na cidade, que além de diminuir o tempo de atendimento às ocorrências, auxiliou na prevenção e/ou repressão ao crime, especialmente em virtude da mobilidade que esta modalidade de policiamento apresenta. Esta realidade pôde ser comprovada com números. O Bairro Contorno, por exemplo, apresentou redução de 36,6% no número de atendimentos a ocorrências, comparando-se o período de 50 dias antes e 50 dias após sua aplicação na região. Os furtos qualificados, principalmente a residências, reduziram em 44%.
No setor de trânsito, observou-se, ainda, como resultado do policiamento realizado através do Módulo Móvel, uma redução de 52,9% nos registros de acidentes ocorridos naquela região. Outro dado positivo foi a redução no número de acidentes com vítimas fatais registrados na área urbana de todo o município, de 19 casos verificados em 2013, para 11 registros em 2014. Vale destacar que as ações realizadas pelo Pelotão de Trânsito da Unidade vão muito além da fiscalização. Seus integrantes atuam também como educadores de trânsito, orientando e conscientizando condutores e pedestres.
Ainda, as ações conjuntas no âmbito do 1º BPM, realizadas pela Agência Local de Inteligência, Pelotão de Polícia de Choque e 1ª Companhia PM, resultaram em diversas apreensões de entorpecentes. Dentre as drogas apreendidas, as de maior destaque foram as apreensões de maconha e crack, que totalizaram no período, respectivamente, 170,9Kg e 25,6Kg.
A divulgação de ações e resultados àquela Casa de Leis teve por objetivo dar transparência ao trabalho realizado pelo 1º BPM, esclarecendo aos Vereadores, enquanto representantes do povo, as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário