terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vereadores adiam votação da encampação dos terminais - diariodoscampos.com.br veiculou

Vereadores adiam votação da encampação dos terminais

Patricia Biazetto
11/11/2014 às 00:00 - Atualizado em 11/11/2014 às 00:00

José Aldinan
 
Vereadores de Ponta Grossa adiaram a votação do projeto de lei nº 194/2014, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a encampar a manutenção dos terminais de transporte coletivo urbano da cidade e promover alterações contratuais cabíveis. O pedido de vistas, por um dia, foi feito pelo vereador Sebastião Mainardes Júnior (DEM) e aprovado pelos demais parlamentares, com exceção dos vereadores Antonio Aguinel (PC do B) e Jorge da Farmácia (PDT).
A proposta do Executivo atende ao contido na Ata de Audiência da Justiça do Trabalho, realizada em junho deste ano, sendo uma forma de desonerar o sistema de transporte e reduzir a passagem para os usuários. Na prática, o custo da empresa concessionária deverá ser reduzida em R$ 120 mil reais mensais, totalizando quase R$ 1,5 milhão durante um ano de contrato.
Antes mesmo da votação do projeto, o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Aliel Machado (PC do B) reafirmou seu posicionamento e adiantou que votaria a favor do projeto de lei, mesmo sem o parecer das comissões. "Não estamos discutindo a questão contratual, mas acredito que se assumirmos a encampação teremos um controle maior por parte do Município", disse e reforçou que continua na defesa pelo transporte público gratuito, com mais influência do poder público.
Já o vereador Antonio Laroca Neto (PDT) considerou o projeto incompleto, já que não apresenta um relatório de impacto. "Votarei contra porque o Município arcaria com uma despesa que já tem a responsabilidade definida. O Executivo vai se embrenhar num mato sem cachorro", criticou. Ainda conforme Laroca, o projeto retrata a desorganização do governo municipal e acredita que o mesmo caracteriza subsídio, sendo que quem vai pagar são contribuintes que nem utilizam o transporte coletivo municipal. A opinião de Laroca foi apoiada pelos vereadores Izaías Salustiano (PSDC) e Pascoal Adura (PMDB)- que adiantaram que também serão contrários. "A prefeitura não tem que arcar com a manutenção dos terminais, já que sua responsabilidade é cuidar da cidade", rebateu Pascoal.
CMT avalia revisão da planilha
O Conselho Municipal de Transporte (CMT) se reúne hoje, às 16h30, na Secretaria Municipal de Planejamento, para revisar a planilha de custos da Viação Campos Gerais (VCG), atualizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). Segundo o presidente do CMT, Helmiro Bobeck, os conselheiros terão 15 dias para fazerem a avaliação e sugerir o novo valor tarifário. Uma nova reunião do CMT está pré-agendada para o próximo dia 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário