quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Descentralizando a cultura em Ponta Grossa - jmnews.com.br veiculou

Daniel Petroski | Ponta Grossa | 15/11/2014 às 03:58h  | 
Através de oficinas gratuitas de dança, teatro e audiovisual a Fundação de Cultura está estimulando a criação de novos produtos culturais na cidade
Estimular a cultura nos bairros. Esse é um dos objetivos que a Fundação de Cultura de Ponta Grossa está tentando atingir por meio de projetos que estão sendo realizados desde maio na cidade e que agora começam a dar retorno para a população. Um desses exemplos foi a estreia da peça ‘Dores de Mãe’, produzida pelo Grupo de Teatro do Jardim Santa Mônica. A apresentação ocorreu na Casa de Cultura da própria comunidade. O espetáculo, que conta a história de martírio da santa que dá nome ao bairro, foi encenada por moradores da região e dirigida por Paolo Sampaio.
Como explica o diretor do Departamento de Cultura, Cirilo Barbisan, o grupo já existia há sete anos, e, desde então, apresentava a peça ‘A Paixão de Cristo’ na Praça da Gruta, também no bairro Santa Mônica. “Em maio deste ano, a Fundação passou a estimular a companhia com orientação técnica do ator Paolo Sampaio, que dá aulas de teatro duas vezes por semana com exercícios de improvisação e atuação. Com a supervisão do professor, foi possível desenvolver o roteiro de um novo espetáculo, que foi apresentado para a comunidade. Nossa ideia é levar essa peça para outros locais da cidade na intenção de atender ao Plano de Descentralização da Cultura, demanda levantada nas Conferências Municipais”, comenta Barbisan.
A Casa de Cultura Santa Mônica é uma obra social da Paróquia Nossa Senhora de Medianeira. O local foi construído com recursos da própria comunidade e mutirão de mão de obra voluntária para sediar todo o tipo de atividade sociocultural do bairro.
Além do Santa Mônica, a Fundação incentiva a formação técnica de grupos de teatro dos bairros Paraíso e Sabará, além das aulas na Estação Saudade, para atrair pessoas de vários bairros diferentes. Em todos, o objetivo é construir uma espetáculo teatral que circule por vários espaços da cidade.
Na ponta dos pés
Balé ganha força na cidade
A Fundação de Cultura também está trabalhando para que Ponta Grossa tenha mais bailarinas e bailarinos. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Nova Rússia, está levando aulas gratuitas de balé duas vezes por semana para os moradores do Jardim Gralha Azul e Vila Isabel. Todas as terças e sextas-feiras, as irmãs e professoras Camila Amaral e Amanda Leria se encontram com um grupo meninas e meninos para ensinar as técnicas do balé clássico. As aulas acontecem das 13h30 às 14h30. Além de treinar para executar da melhor forma os passos, os alunos também recebem cadernos para aulas teóricas e tarefas para casa com exercício escrito e leitura de textos. As mães também recebem acompanhamento das professoras para saber sobre o desenvolvimento das crianças.
o quê
>> Cinema e Vídeo
Além do teatro e da dança, algumas ações contemplam o setor de cinema e vídeo. Por conta disso, nos próximos dias 21 e 22, o Cine Teatro Ópera vai sediar o Festival de Cinema e Vídeo. “Nossa ideia é mostrar o que está sendo produzido nos bairros para um número cada vez maior de pessoas”, explica Cirilo Barbisan. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo (42) 3901-1605.

Nenhum comentário:

Postar um comentário