sexta-feira, 27 de julho de 2012

AGROBUSINESS - SITE DCMAIS.COM.BR VEICULOU ESTA NOTICIA.

Prudentópolis vai comemorar safra do feijão

Município é o maior produtor de feijão preto do país, com produção de 40 mil toneladas por ano
Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 26/07/2012 - 00:00 | Atualizado em: 27/07/2012 - 10:56


Divulgação
 Festa acontecerá no Centro de Eventos de Prudentópolis

Com produção de 40 mil toneladas por ano, Prudentópolis é o maior produtor de feijão do país. O feijão é a principal fonte de renda em 75% das pequenas propriedades do município. Para comemorar a safra, a prefeitura realizará a Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep). A terceira edição acontecerá de 9 a 12 de agosto. Serão quatro dias de exposições, eventos gastronômicos e shows.
A festa é também direcionada a negócios. Para tanto, empresas estarão expondo máquinas e equipamentos agrícolas, carros e caminhões. Os expositores estarão demonstrando o funcionamento das máquinas.
A pecuária leiteira estará representada na festa. O programa Leite, o Ouro Branco será apresentado aos produtores em parceria com a Cooperativa Batavo. O projeto Caminho do Leite mostrará novilhas leiteiras de pecuaristas da região, além de ovinos e caprinos.
O comércio estará presente no evento, bem como a Feira de Sabores. Haverá concurso gastronômico com pratos elaborados a base de feijão.
Mas a atração principal da festa é a gastronomia. A ‘capital’ do feijão preto mostrará seu potencial através da maior feijoada do Brasil, preparada em uma panela de 2 metros de altura que pesa 12 toneladas, que segundo o Livro dos Recordes é a maior do mundo. ]
Shows
Outro ponto forte da festa são os shows. No dia 9, a atração será o Grupo Tchê Garotos. No dia 10, será a vez de Jeann & Júlio, dupla com músicas de sucesso no meio universitário e, no dia 11, o show de César Menotti e Fabiano. Os ingressos estão sendo vendidos.
Tradição
A tradição do plantio de feijão em Prudentópolis está relacionada à agricultura familiar, muito forte no município. Cultivado apenas para o consumo familiar até meados de 1990, o feijão preto começou a ser explorado após a implantação de políticas de valorização do produto e da formação de estoques reguladores do preço. O clima ameno da região, também, foi propício para o cultivo do grão e aos poucos a produção foi ganhando força e se modernizando.
A colheita mecanizada, por exemplo, é realidade para grandes e pequenos agricultores. Projetos de melhoramento da cultura estão sendo implementados por empresas e entidades locais, principalmente buscando a renovação da semente utilizada, ao lado de novas tecnologias, variedades mais resistentes e produtivas, além de um grão “bom de panela” para a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário