sábado, 28 de julho de 2012

PONTA GROSSA EXCLUÍDA DA COPA 2014 - SITE DCMAIS.COM.BR VEICULOU ESTA NOTICIA

Comitê exclui Ponta Grossa de candidatos a CT da Copa

Jeferson Augusto Fale com o repórter
Publicado em: 28/07/2012 - 00:00 | Atualizado em: 28/07/2012 - 08:36
Marco Fávero

Germano Krüger era um dos locais indicados por Ponta Grossa para ser Centro de Treinamentos da Copa


O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 irá divulgar na próxima quarta-feira(1º) uma relação de locais que seguem como candidatos a serem Centros de Treinamento no Mundial que acontece no Brasil.
E Ponta Grossa não estará entre os possíveis locais que concorrem para receber uma seleção na Copa. De acordo com a Secretaria Estadual da Copa, do Paraná devem constar neste primeiro anúncio os Centros de Treinamento do Clube Atlético Paranaense (CT do Caju), Paraná Clube (CT Gralha Azul), Cascavel (Estádio Arnaldo Busato e FAG) e Maringá (Estádio Willie Davis).
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão de base para as equipes durante o mundial no Brasil. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Tecnicamente os locais precisam atender a requisitos como curta distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio e proximidade do local de treinamento para um hotel, com 55 quartos exclusivos. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários completos, instalações para atletas, segurança, gramado em condições ideais, tipo de solo, sistema de irrigação e drenagem.
A trajetória da tentativa de Ponta Grossa abrigar uma seleção no Mundial foi bastante tortuosa. O Paraná lançou uma série de locais como candidatos a CT da Copa, entre eles o estádio Germano Krüger e a sede do Clube Guarani. Em um corte inicial do COL, somente Ponta Grossa havia sido excluída da lista paranaense. Dias depois, após pressão política, o Comitê voltou atrás e incluiu a cidade. Agora, com mais um 'filtro' do COL, Ponta Grossa volta a ficar de fora, embora o Secretário Estadual para Assuntos da Copa afirme que esta lista não é definitiva. “Neste primeiro momento o COL/FIFA selecionou os locais que se enquadram diretamente na análise dos técnicos, levando em conta mais de 100 detalhes nos campos e hotéis. Ninguém está excluído deste processo, mesmo porque haverá outra edição do catálogo”, disse o secretário.
Entretanto, o próprio secretário admite que os próximos CTs paranaenses que podem ser incluídos não contemplam Ponta Grossa. “Certamente o Coritiba será escolhido com dois locais, tanto o CT como o Estádio Couto Pereira, além do CT do Trieste, mas isto será anunciado em outra oportunidade, pois os candidatos, num total de mais de 340 inscritos, não incluídos nesta primeira versão, ainda terão mais duas oportunidades de comporem o catálogo, desde que cumpram com os requerimentos e processo estabelecido pelo COL/FIFA”, completou Mario Celso Cunha.
Escolha
Além de Ponta Grossa, Londrina, Paranavaí, Paranaguá, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu também ficaram fora da lista do COL. “Quem prepara o catálogo é o COL/FIFA, que depois apresenta às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre a escolha do local onde ficarão concentradas”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário