segunda-feira, 23 de julho de 2012

DATA: Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012
Paraná já realizou esse ano 282 transplantes de órgãos

O Estado do Paraná, até junho de 2012, realizou 282 transplantes de órgãos e 1.888 transplantes de tecidos. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Também de acordo com a Sesa, 1.318 pessoas estão na fila de espera por um transplante em todo o estado. “Essas pessoas são chamadas de ativos, ou seja, o transplante para eles é a única alternativa”, explica a assessoria de imprensa. Enquanto pessoas aguardam por um órgão, outras doam de alguém da família que tenha falecido para beneficiar aquelas que precisam para viver.

Em março do ano passado, o jornalista Vitor Hugo Gonçalves, de 24 anos, filho do profissional de comunicação, Márcio Antônio Gonçalves, faleceu em um acidente de carro. Após a morte confirmada, o pai não pensou duas vezes ao aceitar doar os órgãos do filho. “Eu sempre disse que queria ser doador e tenho certeza que se fosse eu que tivesse falecido, ele faria o mesmo”, explica.

Para Márcio, doar os órgãos de Vitor foi uma maneira de mantê-lo vivo em outras pessoas. “A vida dele continuou em outras pessoas, nós sabemos que ele está com alguém. Nós perdemos para a vida, mas ajudamos muitas pessoas”, conta.

O pai de Vitor conta que não quis conhecer as pessoas que receberam os órgãos do filho. “Só ficamos sabendo que as córneas dele puderam ajudar um senhor de 71 anos que estava ficando cego e um menino de 14 anos; o fígado salvou uma menina de 18 anos; os rins e a esclera ajudaram quatro homens e pelo cálculo que eu tenho os ossos longos do meu filho ajudaram 500 pessoas”, revela.

Gonçalves salienta, ainda, a importância da doação de órgãos. “Minha filha também é doadora, é importante que as pessoas saibam sobre a importância da doação. Ela ajuda e salva a vida de muitas pessoas”, afirma.

Entenda

Todos os órgãos captados no estado são recolhidos pela Central de Transplantes. De acordo com a assessoria de imprensa as Sesa, o trabalho é rápido devido ao tempo que os órgãos retirados têm para serem transplantados. “Se um órgão é retirado em Ponta Grossa e uma pessoa está na fila em outro município que fica mais longe, nós utilizamos o transporte aéreo devido à distância”, explica. A Central funciona 24 horas e sete dias por semana.



Elemento

Mais transplantes

Segundo a Secretaria de Saúde, de 2010 para 2011, houve uma diferença de 35,66% do número de transplantes realizados. “Em 2011 foram realizados 4.416 transplantes e em 2010 o número de órgãos transplantados foi 3.581”.

PG faz transplantes de córneas

Em Ponta Grossa é realizado apenas o transplante de córneas, feito no Hospital Bom Jesus. De acordo com o oftalmologista e coordenador do Centro de Transplante de Córneas de Ponta Grossa, Marcelo Cenovicz, o transplante é realizado, pelo menos, uma vez por semana no hospital. “A procura pela córnea é grande na cidade, nós recebemos pessoas da região também para realizar o transplante”, explica.

Segundo o oftalmologista, atualmente, não existe fila no estado para o transplante do tecido. “Hoje não existe mais fila de espera, algum tempo atrás, as pessoas aguardavam cerca de cinco anos por uma córnea. Nos dias de hoje, dentro de cinco dias, o transplante é realizado no paciente”, conta.

De acordo com Cenovicz, as córneas são trazidas pela Central de Transplantes, localizada em Curitiba. “Elas podem vir de outras cidades do estado e o processo é rápido”. Segundo o especialista, a cirurgia é complexa como qualquer outra. “Toda cirurgia exige certa complexidade, mas no final tem bons resultados”, revela.

Captação

No Hospital Bom Jesus, além do transplante, também é realizada a captação dos órgãos. Segundo o clínico geral e coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos de Transplantes e Tecidos do Hospital Bom Jesus, Thomas Markus Dhaese, após a liberação da família em doar, um protocolo é aberto. “Depois, nós acionamos a equipe captadora dos órgãos que irá levar até a Central de Transplantes. Nem sempre os órgãos coletados aqui, voltam para Ponta Grossa”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário