segunda-feira, 23 de julho de 2012

EMPREGO E QUALIFICAÇÃO - SITE DCMAIS.COM.BR VEICULOU ESTA NOTICIA

Agência começa qualificar quem pede seguro-desemprego

Nova regra entrou em vigor na última terça-feira
Luciana R. Brick Fale com o repórter
Publicado em: 22/07/2012 - 00:00 | Atualizado em: 23/07/2012 - 08:06


Rodrigo Covolan

Trabalhador terá que apresentar a matrícula no curso na hora de receber o benefício

Quem recebeu o seguro-desemprego três vezes nos últimos dez anos terá que se qualificar profissionalmente ao requerer pela quarta vez o benefício. O objetivo é facilitar a inserção no mercado de trabalho. A nova regra de concessão entrou em vigor, em Ponta Grossa, na última terça-feira. A qualificação será ofertada gratuitamente através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social da Indústria (Sesi). Em Ponta Grossa, os trabalhadores poderão se qualificar como desenhista mecânico, eletricista de automóveis, torneiro mecânico, eletricista instalador predial de baixa tensão, auxiliar administrativo, vendedor e pedreiro. Será possível optar pelos cursos, desde que haja vagas.
Com a comprovação da matrícula em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sendo com carga mínima de 160 horas, o desempregado poderá receber o seguro-desemprego normalmente. Porém, não havendo um curso disponível na área de atuação do trabalhador ou na cidade onde ele mora, então o seguro-benefício será concedido sem a qualificação.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Victor Hugo de Oliveira, a mudança na regra de concessão está sendo bem aceita pelos trabalhadores. “Estamos explicando para estas pessoas sobre a mudança e elas estão gostando da ideia de serem preparadas para o mercado, através de uma qualificação profissional”, conta.
Para ajudar o trabalhador a se deslocar até o local do curso, o governo federal concederá a Bolsa Formação para o custeio dos gastos. Desta forma, o beneficiário terá direito a transporte gratuito.
Segundo o gerente, o trabalhador não é obrigado a frequentar um curso, porém, nesse caso, não receberá o seguro-desemprego.
Dificuldade
O subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), Manuelito Reis, destaca que muitos profissionais que procuram emprego não conseguem por falta de qualificação. “O governo entende que essas pessoas são mais vulneráveis e precisam de qualificação para permanecer no mercado de trabalho”, considera ao destacar que a medida proporcionará aumento no aproveitamento das vagas oferecidas.  “80% das vagas que as Agências captam não são preenchidas por falta de qualificação”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário