sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Oficina de circo movimenta crianças no III Flicampos - diariodoscampos.com.br

Oficina de circo movimenta crianças no III Flicampos

Da Redação
12/09/2014 às 00:00 - Atualizado em 12/09/2014 às 00:00


Oficinas de circo gratuitas serão ministradas até segunda-feira, dia 15

As crianças que passam pelo III Festival Literário Internacional dos Campos Gerais (Flicampos) e II Congresso de Educação podem participar de oficinas de circo na tenda do Espaço Arrelia, montado ao lado da Usina do Conhecimento. As oficinas são comandadas pela Família Salgueiro, que ministra aulas de malabarismo, acrobacias aéreas e no solo, tudo com participação gratuita.
Até o último dia do Flicampos, dia 15, crianças de 82 escolas municipais e 44 Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI’s) vão passar pelo circo. A professora Marilanda Santana acompanhou a turma do Infantil V da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Núcleo Santa Maria, e conta que o circo foi o lugar em que as crianças mais se divertiram. “Foi uma atividade muito especial porque elas puderam participar das brincadeiras. Se não fosse aqui talvez elas nunca tivessem a oportunidade de conhecer o treinamento de artistas de circo”, revela.
A Família Salgueiro, que vive em Ponta Grossa, trabalha com a arte circense desde 1916, segundo Gilberto Salgueiro, o atual patriarca. Está é a quinta geração que segue a tradição do circo. Ele explica que as qualidades desenvolvidas nas crianças na prática da arte circense extrapolam a atividade física. “É claro que os exercícios mexem com o corpo da criança e proporcionam um condicionamento físico, fazendo com que ela se sinta mais disposta a praticar outras atividades físicas. Mas o principal é o exercício mental que o circo proporciona, pois os exercícios oferecem uma meta para a criança e ela só vai alcançar seu objetivo se tiver determinação e treino”, explica.
O Espaço Arrelia funciona das 9h às 16h30. Os adultos que quiserem receber algumas instruções sobre a arte circense também podem passar pelo local. Além das oficinas, o Espaço Arrelia também recebe palhaços e mágicos convidados da Feira do Livro. No domingo e segunda-feira, 14 e 15, a Família Salgueiro se apresenta ao público com diversos números de malabarismo, mágicas e palhaços, às 15 e 16 horas, com entrada gratuita.
O evento também reúne atores e professores do todo o Brasil para contar histórias a crianças e adultos. Duas tendas são destinadas para as contações, que iniciam diariamente às 8 horas e vão até às 21 horas, e até o dia 15 serão mais de 200 sessões.
E além das palestras e lançamentos de livros, que integram a programação, alunos e professores do Conservatório Musical Maestro Paulino Martins Alves, mantido pela Fundação Municipal de Cultura, apresentam números musicais todas os dias no Espaço Dorival Caymmi, no hall da VI Feira do Livro, evento integrante do II Congresso de Educação, Leitura e Formação de Leitores. Até o fim do evento, mais de 20 apresentações musicais serão apresentadas. Saxofone, grupo de percussão e recital cítara são exemplos de atrações que já passaram pelo festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário