sábado, 20 de setembro de 2014

Santa Casa em campanha pela doação de órgãos - diariodoscampos.com.br veiculou

A Santa Casa de Ponta Grossa promove de 22 a 26 de setembro uma série de atividades durante a Semana Nacional do Doador de Órgãos. O objetivo é conscientizar a população, funcionários da instituição e familiares de pacientes sobre a importância do diálogo acerca do tema. O lançamento das atividades será na próxima segunda-feira, às 11 horas, em frente ao hospital, com um ato simbólico.
A assistente social Lígia Márcia Campos explica que o principal objetivo é informar as famílias da necessidade de falar sobre o assunto. “Percebemos que quando ocorre uma situação em que o familiar se vê diante da possibilidade de doar algum órgão, existe uma apreensão muito grande”. Ela relata que há sempre o receio, porque embora haja a vontade, não havia a confirmação de que aquela pessoa que acabara de falecer gostaria de ser um doador. “Não se deve ter medo e nem preconceito em falar sobre o assunto, porque quando o familiar tem consciência dessa vontade, fica tudo mais fácil”, destaca.
Segundo ela, pelo perfil da Santa Casa, as coletas realizadas durante este ano foram de córneas. As córneas coletadas são encaminhadas à central de transplantes, em Curitiba, que destina conforme fila de espera.
Durante a semana, além de atividades com os colaboradores, será realizada palestra, na terça-feira, às 8h30, na Agência do Trabalhador, com objetivo de destacar a importância da conscientização. Para lembrar a memória daqueles que já partiram, acontece uma missa, na quinta-feira, às 15 horas, na capela do hospital. O objetivo é reunir também familiares dos doadores. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Paraná são mais de dois mil paranaenses que aguardam doações de órgãos. (Das Assessorias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário