segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sem quintal e sem espaço, o jeito é fazer jardim de vasos - decoração - yahoo.com.br veiculou

Lucilena Tironi/Colibri Paisagismo
Lucilena Tironi/Colibri Paisagismo / Vasos cabem em qualquer cantinho e podem receber temperos e frutíferas Vasos cabem em qualquer cantinho e podem receber temperos e frutíferasVIDA URBANA

Sem quintal e sem espaço, o jeito é fazer jardim de vasos


Publicado em 28/09/2014 |
   
Nem todo mundo tem quintal ou um espaço com terra para produzir a parte “verde” do imóvel. A boa notícia é que nem só no chão vivem as plantas e qualquer uma delas pode ser cultivada também em vasos, com exceção daquelas que ficam muito grandes. Uma pequena porção de vasos cabe em qualquer cantinho e pode resultar num belo jardim, desde que ofereça as condições básicas para sobrevivência das plantas.
A sugestão vale também para quem vive em apartamento, e só tem um terraço ou uma varanda. O mais importante é escolher espécies adequadas às condições de espaço e luminosidade. “Não é a terra que determina a sobrevivência das plantas. Ela serve como base, mas o mais importante é uma boa adubação e uma boa manutenção”, afirma a designer floral e paisagista Mirian Lopes Nakagawa. “Qualquer planta, tendo água e a quantidade certa de sol e sombra, pode sobreviver num vaso”, ressalva.
A ideia dos vasos, segundo ela, vale tanto para decoração quanto para proteção do imóvel. “Para não ter que colocar muro ou fechar alguma parte do quintal, a pessoa pode investir em vasos que criem uma barreira.”
O tamanho do vaso é um aspecto importante. É necessário saber quanto a planta vai crescer. “Eu indico vasos que tenham pelo menos um quarto do tamanho que a planta deve atingir.” Quanto à manutenção desses jardins, além da rega, deve ser feita adubação todo mês, de acordo com a espécie. Além disso, as folhas dessas plantas precisam ser limpas de vez em quando. “Elas são seres vivos e as folhas são como nossa pele e ficam obstruídas com a poeira.”
Frutíferas
Derrubando o mito de que árvores frutíferas precisam estar no chão para se desenvolverem, uma sugestão da especialista é utilizar essas espécies nos jardins de vasos. “Pode ser manga, lichia, pêssego, amora, maçã, jabuticaba. Elas vão produzir frutos mesmo no vaso, só não vão crescer tanto”, garante. A jabuticabeira vai muito bem como planta decorativa.
Em sacadas e coberturas, a sugestão da paisagista é acrescentar plantas pendentes ao jardim de vasos. Nos quintais, uma opção para incrementar a decoração é colocar floreiras de 25 centímetros de altura em volta dos vasos maiores. “Nas floreiras, podem ser cultivadas ervas, como alecrim, cebolinha, salsinha.”
Jardim vertical
Mesmo quem não tem qualquer espaço no quintal não tem desculpa para não colocar um pouco de vida na casa. “Os jardins verticais também são uma boa opção para quem não tem terra no quintal e, mais ainda, para quem não tem espaço no chão. Fica muito bonito”, explica a paisagista Lucilena Tironi. A única diferença é que ali serão usadas plantas pequenas. Samambaia, orquídeas, clorofitos, barba-de-serpente, bela-emília, hemigrafis são boas opções.
Com um deque de madeira que seria descartado de uma residência, Lucilena fez um belo jardim vertical, mesclando vasos com espécies de folhagens e de flores. “Só é preciso escolher plantas que tenham o mesmo perfil, a mesma necessidade de sombra e de sol.” Os chamados greenwalls, painéis verticais cobertos de plantas, são uma boa opção de jardim vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário