segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ANO NOVO COM AS VELHAS E NOVAS CONTAS - jmnews.com.br veiculou a materia postada

Planejamento

Publicado em 16 de Dezembro de 2012, às 02h00min | Autor: Fernando Rogala


Famílias começam o ano com velhas e novas contas

Contas do início do ano devem ser descritas na ponta do lápis para racionalizar consumo do 13º salário. Planejamento é a palavra-chave a ser adotada desde o mês de dezembro

 
Credito: Thiago Terada Credito: Thiago Terada
Mônica Adriane Bilodran faz as contas para não passar apertos financeiros durante o ano e negocia descontos na escola
Com o fim de um ano, chega um novo, com novas esperanças e novas... contas! Parte do que foi pago no período anual anterior, retorna em novos boletos ou carnês - e geralmente com ainda mais valor agregado, com reajustes de 5% na sua maioria, mas que podem ser superiores à inflação. São despesas e mais despesas: IPTU, mensalidade escolar (que pode chegar a 16% de aumento), material e uniforme escolar, IPVA, renovação do contrato de seguro, somadas às já tradicionais contas de água, luz, telefone, plano de saúde, TV por assinatura, clube, financiamentos de carro e da casa, entre outros.
Para evitar grandes transtornos com problemas financeiros no ano novo, o Chefe do Departamento de Economia da Universidade estadual de Ponta Grossa (UEPG), Emerson Martins Hilgemberg, resume que tudo gira em torno de uma palavra: Planejamento. Que deve ocorrer desde os cuidados com o 13° salário, com todos os gastos listados na ponta do lápis. “As pessoas precisam analisar sua situação e olhar pra frente, janeiro e fevereiro, para que não torne o prazer de consumir em um problema. Então a pessoa deve planejar, não sair gastando todo o 13° salário”, diz.
Leia a matéria na integra no JM impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário