quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

uepg - NOVO CURSO DE MESTRADO - parabéns - site plantaodacidade.com.br veiculou a matéria postada

Capes aprova 25º curso de pós-graduação stricto sensu da UEPG
Neomil Macedo - Assessoria
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fecha o ano com 25 cursos de pós-graduação stricto sensu. Nesta quarta-feira (19/12) a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a aprovação do curso de mestrado acadêmico em Engenharia Sanitária e Ambiental em associação ampla com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A proposta do Departamento de Engenharia Civil da UEPG, desenvolvida em parceria com o Departamento de Engenharia Ambiental da Unicentro (Campus de Irati), foi analisada durante a 142ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), de 10 a 14 deste mês, em Brasília.
Na coordenação do curso, a professora Giovana Kátie Wiecheteck explica que a iniciativa de criação do mestrado de Engenharia Sanitária Ambiental partiu do entendimento dos grupos de pesquisa na área ambiental da UEPG e Unicentro, visto que as duas instituições oferecem infraestrutura adequada e necessária às atividades de pesquisa e docência. Os dois departamentos envolvidos possuem alunos de iniciação científica, com bolsas financiadas pelos órgãos de fomento federal e estadual além de recursos próprios.
Em relação aos docentes, nos últimos anos, estes obtiveram aprovação de projetos por diferentes órgãos financiadores, comprovando envolvimento consistente na atividade de pesquisa e capacitação para a docência de engenheiros civis, ambientais e áreas afins, interessados na área de Engenharia Sanitária e Ambiental. A proposta contribuirá para melhor qualificação de profissionais e recém-graduados, visando à sustentabilidade ambiental da macrorregião que engloba as duas universidades, nas regiões dos municípios de Ponta Grossa e Guarapuava. “O mestrado atenderá às demandas coletivas da sociedade, gerando conhecimento de alto nível e consolidando sua posição de responsável pelo desenvolvimento socioambiental da região”.
O mestrado acadêmico em Engenharia Sanitária e Ambiental terá área de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento regional e nacional, em sustentação do processo de gestão de recursos hídricos, de acordo com legislação vigente. Os interessados poderão optar pelas linhas de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente ou Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias. A oferta do curso será alternada a cada dois anos, após a primeira avaliação do curso, iniciando-se pela UEPG.
O reitor João Carlos Gomes parabeniza do Departamento de Engenharia Civil da UEPG, pela aprovação do mestrado, observando que esta conquista se constitui em mais um marco no processo de verticalização do ensino na instituição. “Quando assumimos este segundo mandado consecutivo à frente da Reitoria (2006/2010 e 2010/2014) tínhamos como meta encerrá-lo com a marca de 25 cursos de pós-graduação”, comenta, reiterando que tal objetivo foi alcançado com um ano de antecedência. “Nossa meta, agora, é chegarmos a 2020 com 100% dos cursos de pós-graduação com respectivos programas de pós-graduação”, completa.
Em julho deste ano, a UEPG submeteu à Capes sete novas propostas de cursos de pós-graduação (três de mestrado e quatro de doutorado). Dessas, já foram aprovados os cursos de doutorado em Ciências Sociais Aplicadas e em Geografia/Gestão do Território, com entrada da primeira turma em 2013, somando-se, agora, o mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Ainda passam por avaliações as proposta de doutorado em Biologia Evolutiva e em Engenharia e Ciências dos Materiais; e de mestrado em Ciências Biomédicas e em Métodos e Modelos Matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário