quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO 2012 - espnbrasil.com.br veiculou a noticia postada

'Gigante' Sheilla Castro e 'pequeno' Arthur Zanetti são os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2012

Por Tiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
AE
O ginasta Arthur Zanetti e a jogadora de vôlei Sheilla: os melhores do país Prêmio Brasil Olímpico
O 'pequeno' ginasta Arthur Zanetti e a 'gigante' jogadora de vôlei Sheilla: os melhores do Prêmio Brasil Olímpico 2012
Em uma festa de gala na noite desta terça-feira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a “gigante” jogadora de vôlei Sheilla Castro e o “pequeno” ginasta Arthur Zanetti foram os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de 2012. Os dois conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada de Londres e foram eleitos os melhores atletas do ano na 14ª edição da premiação do COB, superando Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação), entre os homens, e Sarah Menezes (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno), entre as mulheres.

Apresentando um contraste de alturas considerável (diferença de 29 centímetros) no palco da cerimônia, o que gerou até uma brincadeira da apresentadora e arrancou risos dos presentes, os dois atletas vencedores foram eleitos após uma votação do público pela internet, que teve peso de 50% no resultado final. Antes disso, a escolha dos melhores atletas em cada uma das 43 modalidades e a definição dos indicados à final para concorrer ao Troféu Melhor do Ano no Esporte foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Sheilla Castro, que mede 1,85m de altura (mais o salto alto que usava) ganhou o prêmio, entre as mulheres, após ter conquistado a medalha de ouro com a seleção brasileira de vôlei na Olimpíada de Londres, ao bater os Estados Unidos na final. A oposto de 29 anos, que atualmente defende o Sollys/Osasco, já tinha subido ao lugar mais alto do pódio dos Jogos de Pequim, em 2008.

“Estou muito feliz, quero compartilhar esse prêmio com todas as jogadoras que estavam comigo dentro de quadra, porque vôlei é um esporte coletivo, não se ganha nada sozinho. Queria agradecer aos fãs, que devem ter votado muito, e dedicar o prêmio à minha vó”, comemrou Sheilla.

Entre os homens, o premiado Arthur Zanetti, de apenas 1,56m, levou o ouro nas argolas na Inglaterra, a primeira medalha para a ginástica artística masculina em todas as edições da Olimpíada. Nascido em São Caetano do Sul, em São Paulo, o atleta de 22 anos superou o favorito chinês na final em Londres

“Queria agradecer a todo o time que eu tenho por trás, aos meus familiares e à minha equipe, eu não ganharia nada sem eles, e aos meus patrocinadores. Obrigado a todos”, disse Arthur.

Em 2011, Cesar Cielo (natação) e Fabiana Murer (atletismo - salto com vara) foram eleitos os melhores do esporte. Este ano, o tema da cerimônia organizada pelo COB foi ‘Rio – A vez de todos’, em alusão aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento homenagou também os medalhistas nos Jogos de Londres 2012, e Emanuel, do vôlei de praia, fez um discurso representando os atletas. A festa ainda contou com apresentações musicais, danças e um show da cantora Sandrá de Sá.
Agência Estado
Medalhistas brasileiros na Olimpíada de Londres foram homenageados nesta terça no Rio de Janeiro
Medalhistas brasileiros na Olimpíada de Londres foram homenageados nesta terça no Rio de Janeiro
O Oscar do esporte brasileiro contou com as presenças do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e do ministro do esporte, Aldo Rebelo, e também prestou homenagens a outras categorias. Marcos Goto, técnico do ginasta Arthur Zanetti, foi escolhido pelo COB o Melhor Técnico Individual. Já José Roberto Guimarães, treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, foi escolhido o Melhor Técnico de esportes coletivos. A campeã mundial e medalhista olímpica de prata no basquete, Hortência Marcari, recebeu o troféu Adhemar Ferreira da Silva, se emocionou e chorou no palco. Nelson Prudêncio, que morreu no mês passado, aos 68 anos, também foi lembrado na cerimônia. Ele foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968.

Em reconhecimento à iniciativa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e por indicação do COB, o projeto MiniAtletismo receberá o Troféu COI – Esporte e Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Além dos prêmios citados, também foram homenageados os melhores atletas das Olimpíadas Escolares e Universitárias.

Confira os melhores de 2012 em cada modalidade:

Atletismo – Marilson dos Santos
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Marcelo Huertas
Boxe – Esquiva Falcão
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Erlon Silva e Ronilson Oliveira
Ciclismo BMX – Squel Stein
Ciclismo Estrada – Magno Nazareth
Ciclismo Mountain Bike – Rubens Valeriano
Ciclismo Pista – Gabriela Yumi
Desportos na Neve – Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo – Luiz Fernando Manella
Esgrima – Renzo Agresta
Futebol – Neymar
Ginástica Artística – Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Carlos Pala
Ginástica Rítmica – Natália Gaudio
Golfe – Alexandre Rocha
Handebol – Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento – Luiza Almeida
Hipismo CCE – Ruy Leme da Fonseca
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Matheus Ferreira
Judô – Sarah Menezes
Levantamento de Peso – Jaqueline Ferreira
Lutas – Joice Silva
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Natação – Thiago Pereira
Natação Sincronizada – Nayara Figueira
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Gustavo Guimarães
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby – Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais – Cesar Castro
Taekwondo – Diogo Silva
Tênis – Bruno Soares
Tênis de Mesa – Caroline Kumahara
Tiro com Arco – Daniel Xavier
Tiro Esportivo – Roberto Schmits
Triatlo – Pamela Oliveira
Vela – Robert Scheidt e Bruno Prada
Vôlei de Praia – Alison Cerutti e Emanuel Rego
Vôlei – Sheila Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário