terça-feira, 27 de agosto de 2013

VIOLÊNCIA - QUADRILHA EXPLODE BANCOS EM CASTRO - CASTROLANDA - dcmais.com.br veiculou

Quadrilha explode três bancos em Castro

Edilene Santos Fale com o repórter
Publicado em: 27/08/2013 - 00:00 | Atualizado em: 26/08/2013 - 21:02
Fábio Matavelli
Bandidos usaram grande quantidade de explosivos que destruíram os prédios das agências


Um assalto digno das telas de cinema foi vivenciado em Castro, neste final de semana. Uma quadrilha fortemente armada explodiu os caixas eletrônicos das três agências bancárias da Colônia Castrolanda. Antes, porém, os bandidos renderam um caminhoneiro e atravessaram o veículo na rodovia que dá acesso à colônia para impedir a chegada da polícia. Segundo a Polícia Militar, toda a ação durou no máximo 20 minutos e aconteceu na madrugada de domingo.
De acordo com o comandante da 3ª Companhia da PM, capitão Marcelo Moreira Só, a quadrilha estava em cinco veículos e havia entre dez e 15 bandidos armados com pistolas, metralhadoras e até fuzis. Alguns estavam encapuzados. Os bandidos usaram grande quantidade de explosivos e destruíram as três agências: do Banco do Brasil, Itaú e Sicredi, sendo que esta última havia sido inaugurada 15 dias atrás. A quadrilha fugiu levando o dinheiro dos caixas automáticos. Segundo o delegado Mário Sérgio Bradock, o valor ainda está sendo levantado pelos bancos, mas a quantidade não teria sido significativa.
Moreira Só explicou que os bandidos renderam o caminhoneiro e atravessaram o bitrem na PR-340, próximo à entrada da Castrolanda. Uma parte da quadrilha ficou neste local enquanto outra se dirigiu às agências. Os carros que chegavam ao bloqueio também foram parados pelos bandidos. “Eles tiraram as chaves dos veículos e quebraram os celulares de motoristas e demais ocupantes para evitar que acionassem a polícia”, disse. Os seguranças que atuam na colônia também foram imobilizados.
Depois das explosões, os bandidos fugiram em direção à Estrada do Cerne. “Nós chegamos quase que imediatamente, de cinco a seis minutos depois. Iniciamos as buscas, mas não conseguimos localizá-los”, afirmou o delegado. A PM pediu reforço de viaturas de Ponta Grossa e região. Na fuga, os assaltantes tiveram um pequeno acidente e abandonaram dois dos veículos, na localidade de Pinheiro Seco. Tanto o Honda City quanto a Ford Ecosport tinham sido roubadas em Curitiba.
Uma equipe do Esquadrão Antibomba, da PM de Curitiba, esteve no local para verificar o tipo de artefato usado pelos bandidos – que seria dinamite. “Eles também verificaram se não havia nenhum outro explosivo no meio dos escombros, pois teve parede quebrada e objetos arremessados para longe”, diz o comandante da PM. Também estiveram no local peritos do Instituto de Criminalística e do Instituto de Identificação de Ponta Grossa.
Segundo Bradock, os bancos informaram que as agências terão de ser reconstruídas e que isso levará cerca de um mês. Até lá, os moradores da Castrolanda terão de utilizar as agências bancárias que ficam em bairros e no Centro de Castro.


Integrantes são de SP e Curitiba

O delegado Mário Sérgio Bradock informou ontem que as investigações sobre o crime estão bem avançadas. Ele contou que a quadrilha é formada por ex-presidiários de Curitiba e de São Paulo e que, na fuga, parte dos integrantes seguiu rumo ao Estado vizinho enquanto a outra parte foi para a capital.
Em pouco mais de dois anos, este foi o segundo arrombamento de caixas eletrônicos só na Colônia Castrolanda. Em maio de 2011, a quadrilha usou maçaricos para abrir os terminais do Banco do Brasil e, na fuga, deixaram pregos retorcidos na estrada que dá acesso à colônia. Pneus de duas viaturas foram furados. (E.S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário