terça-feira, 27 de agosto de 2013

Entenda o que provocou a neve intensa no Rio Grande do Sul - ZEROHORA.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

Entenda o que provocou a neve intensa no Rio Grande do Sul

Deslocamento lento da frente fria que causou chuvarada no Estado combinada à massa de ar polar que vem da Argentina criou condições para o fenômeno

 
Entenda o que provocou a neve intensa no Rio Grande do Sul  Daniela Xu/Agencia RBS
Em São José dos Ausentes, nevou continuamente durante toda a madrugada Foto: Daniela Xu / Agencia RBS
A nevasca que atinge o Rio Grande do Sul é resultado da frente fria que trouxe chuva ao Estado na quinta-feira somada à massa de ar polar que provocou declínio acentuado da temperatura na tarde de segunda-feira.
>> Registrou o fenômeno? Envie fotos
>> Neve é registrada em mais de 20 cidades gaúchas
O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, explica que o deslocamento lento da frente fria no Estado, provocando a chuvarada que castiga diversas regiões com enchentes há cinco dias, fez com que o fenômeno se conjugasse à massa de ar polar que parte da Argentina e avança no sul do Brasil, tornando a situação favorável à neve. — Normalmente, a massa de ar polar vem depois da frente fria, como num trenzinho. Quando esses vagões se atropelam, como ocorreu agora, a neve ganha força — ilustra o meteorologista.
Oliveira destaca que, embora a neve se concentre com maior intensidade na Serra, o centro da massa de ar polar ainda está na Argentina, tanto que a mínima no RS foi registrada em Uruguaiana, na fronteira com o país vizinho: -2ºC. Em Caxias do Sul, por exemplo, mesmo com neve, a temperatura foi de -0ºC. Já a frente fria se espalha desde o Sul até o Sudeste brasileiro, com declínio de temperatura até mesmo no centro do país.
As condições climáticas seguem favoráveis à ocorrência de neve na Serra até o fim da manhã, mas o frio mais intenso no Estado ainda deve ser registrado nesta quarta-feira, quando há previsão de geada em todas as regiões e mínimas negativas no Noroeste e nas Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário