domingo, 25 de agosto de 2013

CIDADANIA - Alunos debatem política de cotas nas instituições - jmnews.com.br veiculou

Carambeí

Publicado em 23 de Agosto de 2013, às 00h00min | Autor: Talita Moretto, da redação


Alunos debatem política de cotas nas instituições

Professoras organizam trabalho interdisciplinar, unindo Matemática e Sociologia, para orientar os jovens a respeito do sistema de vagas nas universidades do país

 

Credito: Jonas Ribeiro Credito: Jonas Ribeiro
Jovens conversam a respeito da influência de outros povos na nossa cultura
As professoras Edilmair Santos e Rosangela Conti, do Colégio Estadual do Campo Dr. Zilda Arns Neumann, uniram as disciplinas Matemática e Sociologia para discutir a política de cotas nas universidades brasileiras com alunos de 12 a 16 anos. O trabalho iniciou com a leitura da matéria “UEPG realiza avaliação de seu sistema de cotas”, publicada pelo Jornal da Manhã no dia 07 de junho.
As professoras utilizaram os dados do Censo de 2010 e mapas para localizar as comunidades quilombolas e indígenas. “Através do censo, entendemos que o Brasil é um país quilombo sim, pois tem a maior população negra do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria”, falam as professoras com base nos dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando esta informação e a necessidade de se trabalhar, em sala de aula, as histórias e culturas negra e indígena (Leis 10.639/03 e 11.645/08), a discussão da notícia enriqueceu o conteúdo disciplinar.
“Os resultados foram gratificantes. Os alunos questionaram bastante a respeito e nós comentamos que, antigamente, essas leis não existiam. Eles adquiriram bastante conhecimento com este trabalho”, afirmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário