quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO - Professores do Estado param na sexta-feira - DCMAIS.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

Professores do Estado param na sexta-feira

Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 28/08/2013 - 00:00 | Atualizado em: 27/08/2013 - 19:51
Das Assessorias
No dia 30 de Agosto, a educação pública estadual vai parar. As escolas não terão aulas e os trabalhadores da educação irão às ruas por todo o Estado para relembrar os 25 anos da brutal repressão policial aos educadores em greve em 1988, sob o governo Álvaro Dias, e também para reiterar ao governo a pauta de reivindicações da categoria, que está com vários pontos pendentes. De acordo com Vera Morais, presidente da APP Sindicato de Ponta Grossa, em Ponta Grossa, haverá ato no Parque Ambiental, a partir das 8h30min.
Além dos atos em diversas cidades do Estado, professores e funcionários das escolas, organizados pela APP-Sindicato, farão uma grande manifestação em Curitiba. A concentração será na Praça Santos Andrade, às 9 horas, que será seguida de caminhada até o Palácio Iguaçu, com a presença de caravanas de todo Estado, inclusive com membros do Núcleo Sindical de Ponta Grossa, que sairão de ônibus da APP-SINDICATO, que se concentrarão na Rua Campos Vergueiro, 47, a partir das 7 horas, quando seguem à capital paranaense.
No mesmo dia, em Brasília, um ato nacional, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), reivindicará a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que aguarda há três anos e meio o fim de sua tramitação no Congresso Nacional. Os manifestantes montarão um acampamento em frente ao Senado Federal para pressionar os parlamentares.
Memória
Em 30 de agosto de 1988, professores, funcionários, pais e estudantes marcharam rumo ao Centro Cívico em Curitiba para se juntar aos docentes que se concentravam em frente ao Palácio Iguaçu para reivindicar direitos. Chegando à frente do Palácio, foram recebidos pela cavalaria da Polícia Militar com cassetetes e bombas de efeito moral, uma absurda agressãoo que resultou em ferimentos em vários manifestantes. Desde então todos os anos a data é lembrada como o Dia de Luto e de Luta da Educação Paranaense.
Neste mês, a APP lançou a campanha ’30 de Agosto: 25 anos’ em que serão publicados depoimentos em vídeo de professores e funcionários da educação sobre os eventos de 1988 no Canal da APP no Youtube: www.youtube.com/user/appsindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário