domingo, 12 de outubro de 2014

UEPG regulamenta prestação de serviços em tecnologia e inovação - PLANTAODACIDADECOM.BR VEICULOU

UEPG regulamenta prestação de serviços em tecnologia e inovação
Assessoria
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou regulamento das atividades de prestação de serviços voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo em âmbito institucional.  A partir dessa regulamentação, professores e agentes universitários poderão prestar serviços de base tecnológica a empresas e entidades ligadas à área de desenvolvimento tecnológico e de inovação, conforme dispositivo da Lei Estadual de Inovação (Lei Estadual nº 17.314 de 24/9/2012).
De acordo com o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), professor João Irineu de Resende Miranda, a normatização da prestação de serviços no âmbito institucional vai impulsionar processos de transferência de tecnologia e parcerias com incubadoras e empresas de base tecnológica, para o desenvolvimento de produtos inovadores, ações já empreendidas pela UEPG. “O diferencial, agora, é a possibilidade de remuneração pela utilização de laboratórios e equipamentos, bem como pelos serviços prestados”.
A partir da regulamentação institucional, a AGIPI já produziu um catálogo dos serviços que podem ser prestados pela UEPG. “Nosso objetivo é divulgar esse prospecto entre as entidades empresariais da região, mostrando nosso potencial produtivo instalado em 31 laboratórios”, diz. Nesses espaços estão alocados 52 equipamentos de alta tecnologia e última geração, boa parte importados, que dão suporte ao desenvolvimento de 106 serviços na área das Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais e Multiusuário, com envolvimento de 24 professores doutores.
No campo da Engenharia de Materiais, exemplifica o diretor da AGIPI, são 17 equipamentos e laboratórios que podem servir ao desenvolvimento de produtos inovadores de empresas da região, com a disposição de 10 professores doutores pesquisadores para atuação na prestação de serviços nas áreas de material cerâmico (37 serviços); metais (15 serviços); e polímeros (17 serviços). Em Engenharia de Alimentos, 12 laboratórios, coordenados por 12 professores, executando 10 prestações de serviços; na Biologia, são sete equipamentos e 14 prestações de serviços, executados por dois professores.
No Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-LABMU), 13 serviços são executados a partir da utilização de 16 equipamentos sofisticados de médio e grande porte. A exemplo dos demais laboratórios, o C-LABMU está vinculado aos Programas de Pós-Graduação da UEPG. Trata-se de uma cultura de compartilhamento de espaço e equipamentos pelos diferentes grupos de pesquisa dos diversos programas de pós-graduação da instituição, o que estimula a cooperação e o desenvolvimento de ações interdisciplinares, bem como o atendimento à comunidade externa pública e privada.
Pela regulamentação aprovada, poderão se repassados aos servidores envolvidos até 70% dos recursos arrecadados sob a rubrica de prestação de serviços relacionados à inovação e à pesquisa científica e tecnológica dentro do ambiente produtivo.  O mesmo percentual caberá à execução de serviços de consultoria. Testes e ensaios que impliquem na utilização de equipamentos da instituição terão rateio de 50% para os servidores e 50% para a UEPG. Dos percentuais que cabem à instituição, 2/3 serão destinados exclusivamente em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
O catálogo de serviços se encontra disponível no sítio da AGIPI, na aba "empresas" no item "prestação de serviços".

Nenhum comentário:

Postar um comentário