quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em Castro, trabalho escolar leva alunos a ajudar na limpeza da cidade - plantaodacidade.com.br

Em Castro, trabalho escolar leva alunos a ajudar na limpeza da cidade
Assessoria
Nesta terça-feira (21) garis que trabalham na limpeza pública de Castro receberam uma ajuda especial: um grupo de sete alunos do curso Técnico em Administração, do Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski, passaram o dia acompanhando as profissionais Eva Aparecida Martins dos Santos e Cleuza de Jesus dos Santos. Participaram do trabalho os estudantes Ana Carla Nusda da Silva, Adariane Escolástico, Efraim Rosa Buture, Jhennifer Martins Ferreira, Lia Mara da Silva, Mylena Moreira Machado e Sabrina Lais Carneiro.
Jhennifer conta que a ideia surgiu da necessidade do grupo desenvolver um trabalho para a Semana de Administração - programada para novembro - e que neste ano terá como tema 'Perfil do administrador'. "A maioria dos grupos escolheu profissionais que tem um destaque maior na sociedade, como advogados, empresários. Então, pensamos em fugir deste perfil e pensamos em focar trabalhadores que exercem uma função extremamente importante, mas que muitas vezes não recebem o destaque que merecem. Foi aí que resolver executar o trabalho sobre as garis", afirma.
Definido o profissional que seria tema do projeto, os alunos se reuniram com a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe, e profissionais da secretaria para saber um pouco mais sobre a limpeza das ruas da cidade. E, esta terça-feira foi dia dos alunos acordarem cedo, arregaçarem as mangas e partir para o trabalho. E, o serviço começou cedo. Antes das 8 horas o grupo se encontrou com as garis Cleuza e Eva Aparecida e as acompanharam na primeira tarefa do dia: cortar bambus para fazer vassouras. Vassouras prontas, as profissionais e seus ajudantes partiram para a ação, para a tarefa de varrer e recolher o lixo das praças e ruas.
E, o trabalho despertou até certa indignação por parte dos jovens, no que diz respeito à sujeira existente nestes espaços. "Só quando a gente está limpando a rua para perceber a quantia de sujeira que as pessoas jogam na rua. É papel de bala, saco plástico e até objetos maiores, como garrafas de vidro que a gente encontrou. É muita gente que não colabora para a limpeza da cidade. Não custa segurar o papel de bala até encontrar um local apropriado para descartar o lixo", destaca Sabrina.
Para as garis, a companhia - e ajuda - foram muito bem-vindas. "É legal a gente ver pessoas que se importam com o nosso trabalho, porque a maioria não valoriza o que fizemos. Às vezes, no momento em que estamos fazendo a limpeza, alguém passa por nós e joga o lixo na rua, na nossa frente", explica Cleuza. Eva também gostou da colaboração. "É bom ter uns ajudantes de vez em quando. Ainda mais que o pessoal está animado e estão trabalhando certinho", brinca.
O superintendente de Obras da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Vinícius Parizotto Gustman, acompanhou a atividade. "É muito interessante esta iniciativa, porque mostra o trabalho desempenhado pela Prefeitura e também valoriza os profissionais".
Através de fotos, os alunos registraram a experiência. O trabalho do grupo será apresentado no dia 12 de novembro, durante a Semana de Administração. "Além de valorizar estes profissionais que são tão importantes para a nossa cidade, queremos também conscientizar os demais alunos do colégio sobre a responsabilidade que cada um tem em manter a cidade limpa, tornando o lugar em que vivemos melhor", expõe Mylena.
"Parabenizo os estudantes por esta iniciativa, em destacar e mostrar um pouco o trabalho tão importante que os garis desempenham e da forma animada e harmoniosa com que a experiência foi desenvolvida", finaliza Neide. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário