sábado, 18 de outubro de 2014

Sobe para 140 mil o número de imóveis sem energia em Curitiba e RMC - gazetadopovo.com.br

Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Estação-tubo na Praça Carlos Gomes, em CuritibaEstação-tubo na Praça Carlos Gomes, em CuritibaChuva

Sobe para 140 mil o número de imóveis sem energia em Curitiba e RMC

Queda foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região no fim da tarde. Foram atingidos 19 bairros da capital e pelo menos 11 cidades da RMC
17/10/2014 | 16:54 | atualizado em 17/10/2014 às 21:01
 

As fortes chuvas que chegaram a Curitiba e Região Metropolitana no fim da tarde dessa sexta-feira (17) deixaram 140 mil imóveis sem luz, segundo informações da Copel. O número foi divulgado às 18h45. Uma hora antes, cem mil pessoas já tinham sido atingidas. Foram atingidos 19 bairros da capital, principalmente na Zona Sul, além das cidades de Colombo, Mandirituba, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Lapa e São José dos Pinhais. Um novo balanço só será divulgado pela Copel na manhã deste sábado (18).
Chuva é "de verão"
O temporal que atingiu a região de Curitiba nessa sexta-feira não significa uma virada no tempo. Ainda. A famosa "chuva de verão" foi causada por uma linha de instabilidade que formou-se na altura dos Campos Gerais, atravessando a região da capital chegando pelo Sul e saindo pelo Norte, sentido Litoral e Vale do Ribeira.A massa de ar frio que se formou na altura da Argentina segue estacionada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sem forças para enfrentar a massa de ar seco que domina quase todo o país, segundo informações do Simepar. Só na virada de domingo (19) para segunda-feira (20) é que uma massa de ar frio deve chegar ao Paraná, derrubando as temperaturas no início da próxima semana.
Galeria do Leitor
Fez fotos da chuva? Confira a galeria e envie suas imagens para a Gazeta do Povo.
Confira imagens da chuva feita pelos leitores da Gazeta do Povo e aproveite para enviar a sua.
Registros pontuais de granizo foram verificados em Campo Largo, Itaperuçu, e nos bairros ao norte de Curitiba, além do Santa Quitéria, na região Oeste, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar. Uma forte chuva de granizo caiu em Campo Largo, segundo registro fotográfico feito pelo leitor Vilson Janitski e enviado para a Gazeta do Povo.
A "chuva de verão" se formou na região dos Campos Gerais e caminhou como uma linha de instabilidade chegando pelo Sul da Região Metropolitana de Curitiba. A temperatura na capital sofreu uma queda brusca dos 35,3ºC registrados às 14 horas para 20ºC às 17 horas, segundo o Simepar.
Estragos
No Santa Quitéria uma árvore caiu por cima de um carro na rua Bocaiúva, em frente ao número 525, próximo à sede da Copel, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Uma situação similar ocorreu na Avenida Souza Naves, altura do número 1587, segundo a Prefeitura de Curitiba
No São Francisco, parte da estrutura da Casa do Contador de História desabou sobre o Bar da Produção, com quem a casa faz divisa, na Rua Trajano Reis. Parte do telhado dos dois estabelecimentos também desabou e não houve feridos. Os bombeiros também registraram um destelhamento em Santa Felicidade, na Rua Vitória da Conquista, número 10.
Os cerca de dez minutos de chuva com granizo intenso em Campo Largo foram suficientes para causar estragos em muitas casas, e moradores estão buscando o quartel dos bombeiros e a Defesa Civil local para retirar lonas para cobrir suas casas. A Defesa Civil estadual não soube precisar qual o número de vítimas, até as 18h30 desta sexta-feira.
Morador da cidade, Francisco del Amo Garcia Junior teve o vidro de seu carro quebrado e a lataria sofreu mais de 200 amassados. O veículo estava estacionado em frente ao Colégio Cenecista Presidente Kennedy, no Centro de Campo Largo, onde a esposa de Francisco leciona.
Trânsito
O trânsito era intenso no Centro de Curitiba, por volta das 17h15, com paralisação total da Rua Mariano Torres e parcial da Avenida Visconde de Guarapuava, entre as ruas da Paz e Tibagi, segundo a Rádio Trânsito da Prefeitura. As ruas Visconde de Nacar e Desembargador Motta estavem com trânsito lento por volta das 18 horas, e a Avenida Cândido de Abreu ficou alagada. Há informação de lentidão também na Avenida Salgado Filho e na Linha Verde.
Uma série de semáforos ficaram desligados na Aveniga Presidente Kennedy, no Parolin, por volta das 18h40. Situação atingiu também a via rápida Guilherme Pugsley, no Água Verde, além das ruas João Tobias Pinto Rebelo, no Portão, e Tenente Francisco Ferreira de Souza, no Hauer, também neste horário.
Encontrou algum problema no trânsito ou ocasionado pelo temporal, relate abaixo?
Confira também os telefones de emergência:
Defesa Civil de Curitiba: 199
Prefeitura de Curitiba: 156
Corpo de Bombeiros: 193
Copel: 0800 51 00116

Nenhum comentário:

Postar um comentário