sexta-feira, 10 de outubro de 2014

É TEMPO DE SAÚDE E ALEGRIA! - Horário brasileiro de verão começa no próximo dia 19 de outubro

Albari Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Albari Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Os relógios terão de ser adiantados em uma horaOs relógios terão de ser adiantados em uma horaMudança

Horário brasileiro de verão começa no próximo dia 19 de outubro

Segundo Ministério de Minas e Energia, medida reduz em aproximadamente 5% o consumo de energia
10/10/2014 | 12:32 |
O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no próximo dia 19 de outubro – dia em que os relógios terão de ser adiantados em uma hora, a partir da meia-noite. Adotada por dez estados do país, todos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a medida é estabelecida para economizar energia no horário de maior consumo, entre as 18h e as 21 horas.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), ainda não há uma previsão de qual será a redução na demanda de energia no estado nesta época do ano, mas, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, a média de contenção de consumo nos locais que adotam a medida é de aproximadamente 5%.
Instituído em 1931, o horário de verão ajuda a aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com a diminuição da demanda, que “desafoga” o horário de pico do consumo de luz, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo também o custo da geração de eletricidade.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, as análises sobre os benefícios do horário de verão também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia.
Horário acaba dia 22 de fevereiro
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário