sábado, 18 de outubro de 2014

Horário de verão começa com calor e chuvaradas - gazetadopovo.com.br veiculou

tempo

Horário de verão começa com calor e chuvaradas

O fim de semana vai ser abafado em todo o estado. As temperaturas ficam mais amenas a partir de segunda-feira
Publicado em 18/10/2014 |
 
O horário de verão começa na madrugada deste domingo, com muito calor em todo o Paraná. No Oeste e no Norte, as temperaturas variam de 35ºC a 40ºC, com previsão de chuva no fim da tarde. Já nas cidades da Região Sul do estado, a média neste fim de semana é de 33ºC.
INFOGRÁFICO: Confira o lado bom e o lado ruim do horário de verão
São Paulo
A capital paulista registrou ontem 37, 8°C, novo recorde histórico desde o início da medição, há 71 anos. Até então, a temperatura máxima registrada havia sido de 37°C, verificada em 20 de janeiro de 1999. Nos próximos dias, o clima deve esquentar mais ainda por lá.
Em Curitiba, as máximas podem chegar a 34ºC . Como no resto do estado, o período da tarde pode ficar nublado e registrar pancadas de chuva, segundo o Instituto Tecnológico Simepar e o Climatempo. As mínimas giram em torno de 17ºC.
“Aqui na região, graças a uma instabilidade mais ao Sul, aos ventos do quadrante norte – que são mais aquecidos – e ao ar mais quente, as temperaturas ficaram mais elevadas”, explica Fernando Mendes, meteorologista do Simepar.
O clima mais ameno deve retornar ao estado na segunda-feira. Em Curitiba, por exemplo, a máxima deve chegar a 23ºC e a mínima a 15ºC. O dia será chuvoso à tarde e à noite. Já na terça-feira, segundo o Climatempo, a temperatura cairá mais ainda, sendo a máxima de 20ºC e a mínima de 13ºC.
Período
A temperatura durante o horário de verão será marcada pelos dias de calor, com chuva nos finais da tarde, de acordo com Michele Fernandes Morais, meteorologista do Climatempo. Nesse período do ano, o clima é influenciado pelo El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico.
“O fenômeno, que geralmente aparece no fiml da primavera, está atrasado. Ele deve surgir, segundo projeções, no fim de dezembro. As temperaturas tendem a subir”, relata.
Duração
O horário de verão de 2014 é o mais longo dos últimos 15 anos. O motivo é o carnaval. De acordo com o decreto 8.112/2013, que revisa o decreto nº 6.558, a data de término deve ser adiada em uma semana se coincidir com o feriado. O horário de verão foi criado pelo intelectual Benjamim Franklin em 1764, nos Estados Unidos. Quando percebeu que o sol nascia antes das pessoas saírem da cama, ele sugeriu que os relógios fossem adiantados em uma hora. Dessa forma, a população poderia aproveitar melhor a luz do dia. A ideia foi acatada pelo Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário