Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Chuva provoca estragos em pelo menos 50 casas em Curitiba
Bairros da região norte da capital, principalmente, registraram
quedas de árvores. A estimativa é de ao menos cem ocorrências de árvores ou
galhos bloqueando o trânsito
10/12/2012 | 09:20 | Angieli Maros, Aline Peres, Antonio Senkovski e Felippe Aníbal atualizado em 10/12/2012 às 17:20
No Centro Cívico, passando pelo Pilarzinho, Bacacheri até o Boa Vista ocorreram quedas de árvore em diversas ruas e cruzamentos. A estimativa é de que pelo menos cem ocorrências de árvores ou galhos bloqueando trânsito tenham sido registradas.
Árvores em risco
Na sua rua existe alguma árvore que corre risco de cair? Já entrou em contato com a prefeitura pedindo providências? Mande fotos das árvores que estão ameaçadas para o pautagpol@gazetadopovo.com.br.Não se esqueça de informar o endereço exato do local onde a árvore se localiza. Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.A energia, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), foi restabelecida totalmente apenas na noite de domingo (9). O número de eletricistas trabalhando, segundo a empresa, foi de 80 durante o fim de semana.
Pela manhã, houve algumas reclamações de que o fornecimento de energia ainda não havia sido restabelecido. A Copel informou que não havia problemas no fornecimento nesta segunda-feira, mas poderia haver registros pontuais de falta de energia elétrica por conta de quedas ou avarias de postes de entrada de energia, que ficam dentro dos limites das residências e que são de responsabilidade dos clientes. A companhia ressaltou que, em caso de avarias, suas equipes fazem o religamento quando há condições de segurança. Mas quando os postes sofrem quedas ou ficam inutilizáveis, cabe ao cliente fazer a substituição.
Bloqueios
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) orienta os motoristas a, se possível, evitarem a região do Bacacheri, nas imediações da Rua Holanda. De acordo com as autoridades, há lentidão no tráfego por conta de algunas interdições.
O cruzamento da Rua Eduardo Geronasso com a Rua Aviador Vicente Wolski, próximo ao Parque Bacacheri, permanece bloqueado na nesta segunda-feira (10), por causa da queda de duas árvores
Moradores da região relatam que a energia elétrica voltou em meia fase, o que deixa alguns locais sem luz. Cabos de internet e telefone também foram prejudicados e interrompem o fornecimento de internet, segundo moradores.
Ao longo do dia, um balanço da Defesa Civil de Curitiba e atualização dos números da Defesa Civil estadual, serão divulgados.
Temporal
Uma chuva de 15 minutos em Curitiba e região metropolitana, por volta das 16h30, de sábado (8), foi responsável por deixar milhares de residências sem energia elétrica, ruas alagadas, casas e carros danificados por causa da queda de árvores e vias bloqueadas.
Os bairros mais afetados pela chuva foram Atuba, Ahú, Hugo Lange, Bacacheri, Cabral, Boa Vista, São Lourenço, Alto da XV, Tatuquara e Campo do Santana. O tráfego também ficou bloqueado em vários pontos do Pilarzinho, Boa Vista e Ahú.
Segundo a prefeitura de Curitiba, a chuva destelhou parte do Hospital Nossa Senhora da Luz, no Rebouças, e derrubou o muro da Escola Municipal Jaguariaíva, no Bacacheri. Uma marquise de um condomínio residencial localizado no bairro Boa Vista despencou com chuva e o vento, mas a estrutura do prédio não ficou danificada. Nenhum morador se feriu.
Região metropolitana
Em Curitiba e região metropolitana, segundo a Defesa Civil, 60 mil residências ficaram sem energia. Em algumas residências, segundo o órgão, a interrupção no fornecimento de energia chegou a durar até 20 horas. A Copel informou que na noite de domingo (9) a eletricidade foi normalizada em toda a Grande Curitiba.
Interior
Segundo o Simepar, os maiores volumes de chuva no interior do estado foram registrados até por volta das 16h30, de sábado, nas cidades de Guaíra, Francisco Beltrão, União da Vitória e Pato Branco, no Sudoeste.
No interior, a Defesa Civil informou que 16 casas ficaram destelhadas e árvores caíram no município de Mallet, na região Sudeste. O temporal começou por volta das 14h40 e durou menos de dez minutos. Não houve feridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário