Chuva e vendaval causam transtornos em parte do Paraná
Em Maringá, ventos de 67 km/h derrubaram árvores pela cidade. De acordo com Simepar, chuva deve dar uma trégua a partir desta sexta-feira (18)
18/07/2014 | 10:28 | Kelli Kadanus, especial para a Gazeta do Povo, e Luan Galaniatualizado em 18/07/2014 às 17:00Em Maringá, os ventos chegaram a 67 km/h, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. De acordo com a Defesa Civil municipal, oito árvores foram derrubadas na cidade.
- Veja também
- União da Vitória esvazia e desalojados voltam para casa
- Previsão no PR é de chuva até sexta e tempo frio no fim de semana
- Temporal provoca destelhamento no aeroporto de Cascavel
40 cidades do noroeste do Paraná ficaram sem energia
Os vendavais e as chuvas interromperam o serviço de energia elétrica em 40 municípios do Paraná, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Paranavaí foi a cidade mais atingida, onde 26,8 mil unidades consumidoras ficaram sem energia.Até 12 horas desta sexta-feira (18), a maioria dos domicílios teve o fornecimento normalizado. Apenas 300 consumidores continuam sem energia nas cidades de Olimpia, Araruna, Iporã, Assis Chateaubriand e Guaíra. A Copel informa que até o fim desta sexta-feira o serviço será restabelecido.
Em Curitiba, onde foram registrados ventos de 50 km/h, conforme medição do Simepar, a Defesa Civil contabilizou apenas uma ocorrência. Foi uma queda de viga em uma residência do bairro Fazendinha, sem vítimas. A Guarda Municipal e a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da prefeitura foram até o local para solucionar o problema.
Chuva dá trégua no estado e frio deve provocar geadas
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a chuva deve começar a dar uma trégua no Paraná a partir desta sexta-feira. “A tendência é que elas fiquem mais fracas”, afirma o meteorologista Lizando Jacóbsen. “Este fim de semana será de tempo estável e bastante frio”, afirma.
Segundo o Simepar, há risco de geadas nas regiões Sudoeste, Sul, Centro-Sul e setor sul dos Campos Gerais, da Região Metropolitana de Curitiba e do Oeste paranaense neste sábado (19).
No domingo (20), as áreas com formação de geadas se espalham para as regiões Oeste, Região Metropolitana de Curitiba, setor sul do Norte Pioneiro, além das tradicionais regiões como Sul, Sudoeste, Centro e Campos Gerais.
Árvore cai sobre residência em Ponta Grossa após ventania
Maria Gizele da Silva, da sucursal de Ponta Grossa
Uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência de madeira na manhã desta sexta-feira em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Havia moradores no momento da queda, mas ninguém ficou ferido. O imóvel ficou parcialmente destruído. Os proprietários tiveram que deixar a residência e estão em casa de parentes.
A árvore caiu devido à força do vento. Segundo o Instituto Simepar, a estação meteorológica registrou ventos de 40 km/h, mas acredita-se que na área central, o vento tenha sido mais intenso.
O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa retirou a árvore de cima do imóvel. Foi a única ocorrência registrada pelo quartel relacionada ao vendaval. Segundo o Simepar, a cidade de Ventania, também nos Campos Gerais, registrou ventos mais fortes, de 70 km/h, mas o Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, que atende Ventania, não recebeu nenhum chamado do município vizinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário