quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CAPACITAÇÃO - Programa de combate ao crack capacita profissionais da Segurança - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU A NOTICIA POSTADA

Programa de combate ao crack capacita profissionais da Segurança
Assessoria
Começou nesta semana o curso de capacitação de profissionais da Guarda Municipal e da Polícia Militar que atuarão em Ponta Grossa no programa federal “Crack é possível vencer”. O curso prepara os policiais para trabalharem em cenas onde é feito o uso da droga. De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança, Ary Lovatto, o curso tem duração de um mês e é ministrado por oficiais da Polícia Militar e financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. No Paraná, Ponta Grossa será a primeira cidade a desenvolver o programa federal.
“As capitais já receberam esse treinamento. Agora, é a vez de Ponta Grossa, Londrina e Cascavel”, conta. O secretário também explica que, após o treinamento, a Guarda Municipal receberá armas de condutividade elétrica, expandidores de pimenta em gel e espuma, armas, viaturas, motos e uma central de monitoramento. “Nossos profissionais estarão treinados e equipados para agir quando necessário”, afirma Lovatto.
O programa “Crack é possível vencer” prevê para Ponta Grossa R$ 6,3 milhões para ações de combate ao uso da droga. O secretário informou que os recursos também serão utilizados na aquisição de equipamentos voltados à prevenção, à abordagem e também ao acolhimento e cuidado para com os usuários, bem como de suas famílias. Para Ponta Grossa, o projeto prevê a atuação de 35 guardas municipais e dez policias militares atuando nas áreas de consumo. De acordo com Lovatto, a equipe iniciará os trabalhos na região de Uvaranas, hoje principal foco do problema em Ponta Grossa. O secretário afirma ainda que a meta é que até 2014 as áreas de atenção a saúde, assistência social e prevenção também sejam ampliadas.
Segundo informações do Governo Federal, o crack surgiu no início da década de 90, vem se disseminando na maioria dos centros urbanos do país e já tem alcançado cidades do interior e localidades da zona rural. “O problema do crack já é uma realidade e contribui para aumentar a criminalidade. O projeto vem em boa hora e irá aumentar a segurança de Ponta Grossa”, diz Lovatto.

COMPARTILHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário