terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hospital Universitário da UEPG passa a atender gestação de alto risco - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU A NOTICIA POSTADA

05/08/2013 Hospital Universitário da UEPG passa a atender gestação de alto risco
Assessoria
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) passa a atender gestantes de alto risco dos 12 municípios de abrangência da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa. O serviço foi lançado nesta segunda-feira (5), pelo superintendente de unidades hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Charles London, que procedeu à entrega de equipamentos para o ambulatório de gestação de alto risco, na presença do reitor João Carlos Gomes, do vice-reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, do diretor do HU, Everson Augusto Krum, do chefe da 3ª Regional de Saúde, Jaime Menegoto Nogueira; e do diretor de Obstetrícia e Ginecologia, Adilberto Souza Raimundo.
“O atendimento à gravidez de alto risco é uma dificuldades dos municípios”, diz Charles London, comentando que, com a abertura deste espaço no HU, o governo do Estado passa a suprir essa demanda na região. “Trata-se de uma das ações propostas pela Rede Mãe Paranaense, programa do governo estadual de atenção materno-infantil”. Segundo o dirigente da SESA, a oferta deste novo serviço se deve também à parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), contanto com o trabalho da 3ª Regional de Saúde e da UEPG, que agora assume a gestão do HU.
O reitor João Carlos Gomes também destaca empenho das secretarias de Estado, da Regional e da UEPG. “Todos fazemos parte de uma mesma estrutura, voltada para servir a sociedade”, disse. De acordo com o reitor, essa união de esforços vai permitir que, no médio prazo, o HU possa ampliar o atendimento à população, com novos serviços e disponibilização de mais leitos. Na visão do vice-reitor Luciano Vargas, deve-se ressaltar também o campo de aprendizagem para os alunos de Medicina, que iniciam agora o regime de internato, bem como dos demais cursos da área da Saúde. “É uma oportunidade de aprendizagem real”.
O diretor de Obstetrícia e Ginecologia do HU explica que as gestantes serão encaminhadas de Ponta Grossa e cidades da região, conforme critérios que definem a gravidez de alto risco, tais como idade da gestante e doenças associadas (diabetes e hipertensão, dentre outras). Nesses casos, é necessário um acompanhamento de especialistas, pois a gestação pode ter complicações. Com acesso ao ultra-som e outros exames, será possível acompanhar a gestante e propiciar um parto assistido, contribuindo para redução da mortalidade materna e infantil. Destacando que o quadro de obstetras do HU é formando por médicos concursados, Adilberto Raimundo projeta um total de mais de 400 atendimentos/mês.
Além do ambulatório, Everson Krum anuncia a conquista de uma ambulância de suporte avançado (UTI Móvel), que possibilitará o transporte das gestantes, no caso de transferência emergencial para hospitais credenciados (Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa e Hospital Nossa Senhora do Rocio, de Campo Largo). “Nesse trabalho também teremos o suporte da estrutura do SAMU”, comenta o diretor do HU, destacando a participação do chefe da Regional de Saúde, Jaime Menegoto, nestas conquistas. A 3ª Regional de Saúde abrange os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário