sábado, 3 de agosto de 2013

CONDENAÇÕES PARA " INGLÊS VER " - UOL.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

Júri condena 25 PMs a 624 anos de prisão pelo massacre do Carandiru
 


Gabriela Fujita e Janaina Garcia
Do UOL, em São Paulo

Julgamento do massacre do Carandiru10 fotos

6 / 10
15.abr.2013 - Pilha de processos são colocadas no plenário momentos antes do início do primeiro dia de julgamento dos 26 policiais militares acusados de envolvimento no Massacre do Carandiru, na manhã desta segunda-feira (15). Na semana passada, os trabalhos foram suspensos após uma das juradas passar mal. O maior massacre do sistema penitenciário brasileiro ocorreu no dia 2 de outubro de 1992, quando 111 detentos foram mortos e 87 ficaram feridos durante uma invasão policial Leia mais Leandro Moraes/UOL
A Justiça paulista encerrou na madrugada deste sábado (3) o julgamento da maior e mais violenta etapa do episódio que ficou conhecido como o massacre do Carandiru. Os jurados decidiram condenar 25 policiais militares da Rota (tropa de elite da PM paulista) acusados da morte de 52 presos que estavam no terceiro pavimento do pavilhão 9 do presídio no dia 2 de outubro de 1992. Eles receberam uma pena de 624 anos de reclusão cada um. Eles poderão recorrer em liberdade.
O julgamento do caso já é considerado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo o maior já realizado pela Justiça do Estado e representa uma segunda etapa: em abril, no primeiro júri do massacre, 23 PMs haviam sido condenados a 156 anos acusados da morte de 13 internos que estavam no segundo pavimento do presídio. Ao todo, o massacre –assim classificado pela OEA (Organização de Estados Americanos) no ano 2000 ---teve 111 mortos e 84 policiais denunciados. Destes, 78 estão vivos. Mais dois julgamentos do caso ocorrerão em outubro e fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário