sábado, 3 de agosto de 2013

futuro Mercado Municipal de Ponta Grossa - DCMAIS.COM.BR VEICULOU

Antigo ‘Mercadão’ pode ser renovado

Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 03/08/2013 - 00:00 | Atualizado em: 02/08/2013 - 18:52
Das Assessorias

A Secretaria Municipal de Abastecimento enviou uma comitiva para avaliar as condições do imóvel que abrigava o antigo Mercadão Municipal para avaliação prévia, já que o imóvel está sendo cotado para ser reformado e adaptado para abrigar o futuro Mercado Municipal de Ponta Grossa. “O antigo Mercadão é uma das possibilidades. Estamos iniciando os estudos de viabilidade, que também serão estendidos a outros imóveis, para chegarmos à melhor opção para a cidade. Não descartamos a hipótese de construirmos uma nova estrutura em outro local, mas a ideia é conter gastos, aproveitar um imóvel já existente, adaptá-lo e presentear a cidade com um moderno Mercado Municipal”, revela Zadorosny.
A comitiva vistoriou todos os andares do prédio, que tem nove mil metros quadrados e que está desocupado desde junho de 2011. “Apesar de estar bastante deteriorado, com algumas rachaduras e infiltrações, o imóvel é grande, bem localizado no Centro da cidade, já equipado com rampas de acesso e conta com estacionamento próprio. Vamos dar sequência na ideia e selecionar a opção mais vantajosa para a população”, salienta o secretário.
De acordo com o secretário, o novo Mercado Municipal será um ambiente bem contemporâneo, que vai oferecer opções de comércio, de lazer, cultura, turismo, além de um Centro Atacadista de Hortifrutigranjeiros. A meta da Secretaria de Abastecimento, segundo Zadorosny, é entregar à cidade um Mercado Municipal funcional e moderno, que seja referência em todo Estado, um local digno e que valorize os pequenos produtores da região e mais confortável para as famílias, independentemente do local que será escolhido para abrigá-lo.
“O próximo passo é fazer uma inspeção mais técnica e criteriosa, com a presença de engenheiros, arquitetos, de funcionários do Iplan e do secretário de Planejamento, João Ney Marçal, para a elaboração de um laudo sobre as condições estruturais do imóvel. A partir daí, será feito um projeto para avaliação dos custos das obras de reforma e só então saberemos a viabilidade. A intenção é minimizar os custos e maximizar o lucro social”, conclui o secretário.
Há cerca de dois meses a Associação de Engenheiros e Arquitetos realizou uma vistoria no prédio e constatou que não haveria necessidade de colocá-lo abaixo.  Conforme Roberto Pellissari, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, o prédio está em boas condições de ser reutilizado.
Em 2011, comerciantes tiveram que desocupar o prédio por cumprimento a uma determinação judicial. O projeto de encampação do Mercado Municipal foi encaminhado à Câmara Municipal ainda em 2007. Seguindo o que diz o contrato, os comerciantes ainda teriam oito anos para usufruir do imóvel. Por conta disso, a Prefeitura precisou efetuar a indenização aos proprietários dos boxes.

50 anos
O prédio contava com 450 boxes, mas a maioria já estava desocupada. O Mercadão foi fundado em maio de 1969 e na ocasião foi firmada concessão do local, aos comerciantes, por 50 anos.

créditos
Comitiva da Secretaria de Abastecimento vistoriou ontem o local

Nenhum comentário:

Postar um comentário