segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ponta Grossa passa a ter o terceiro Conselho Tutelar - plantaodacidade.com.br veiculou a noticia postada

Ponta Grossa passa a ter o terceiro Conselho Tutelar
Assessoria
Ponta Grossa passa a contar a partir de agora com mais um Conselho Tutelar, que irá auxiliar o Conselho Tutelar Leste e o Oeste no acompanhamento das crianças que têm seus direitos violados no município. Para completar Conselho Tutelar Norte, como está sendo chamado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está iniciando o processo eleitoral para a escolha do quinto conselheiro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 a 23 de agosto, das 9h as 11h e das 13h às 17h, na sede do CMDCA, na rua Coronel Dulcídio, 395. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e experiência comprovada de atuação na área da criança e do adolescente.
A votação ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Centro de Cultura, das 14h às 20h. Antes da eleição, os candidatos farão uma prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e passarão por uma avaliação psicológica. O novo conselheiro será votado por um colégio eleitoral formado por 84 entidades. O mandado será até dezembro de 2015, quando ocorrerá uma nova eleição. O eleito acompanhará os quatro conselheiros que já atuam Conselho Tutelar Norte. Estes são os suplentes dos Conselhos Tutelares Oeste e Leste, que foram remanejados para o Conselho Norte.
De acordo com a presidente do CMDCA, Silvonete Aparecida Soares, os conselheiros precisam se identificar com a causa e estar cientes de suas responsabilidade e do compromisso assumido com a comunidade. “Para ser um conselheiro tutelar, a pessoa deve principalmente ser conhecedor do Estatuto da Criança e do Adolescente, das suas atribuições e funções na instituição, e estar à disposição do serviço, o qual exige determinação e dedicação total”, explica Silvonete.  Segundo ela, há algum tempo Ponta Grossa necessitava de mais um Conselho Tutelar para atender a demanda.
Os Conselho Tutelares são órgãos de defesa que podem ser acionados a qualquer hora do dia ou da noite por pessoas que presenciarem uma cena de violência contra a criança ou adolescente. Se o caso de violência ocorrer na região Leste da cidade, que compreende a região de Uvaranas, Jardim Paraíso, Vila Dal Col e entorno, o denunciante deve ligar para o Conselho Tutelar Leste, nos telefones 3225-2340 ou 9144-6127. Se a ocorrência for na região Oeste, compreendendo Oficinas, Nova Rússia, Periquitos, Pinheirinhos e entorno, quem atenderá será o Conselho Tutelar Oeste, pelos telefones 3901-1818/ 9144-1343.

Nenhum comentário:

Postar um comentário