segunda-feira, 11 de agosto de 2014

10 CURIOSIDADES SOBRE COMO É USAR O GOOGLE GLASS AO VOLANTE - autoesporte.com.br

10 CURIOSIDADES SOBRE COMO É USAR O GOOGLE GLASS AO VOLANTE

Os óculos digitais chegam ao mercado em breve e prometem ajudar os motoristas, mas algumas dicas podem evitar distrações ao volante

por GUILHERME BLANCO MUNIZ


Dirigimos usando o Google Glass (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
O Google ainda faz muito mistério sobre o Glass, os óculos digitais que devem chegar ao mercado em breve. O aparelho ainda está e fase de testes e sua venda ainda é bastante restrita. Existem poucas unidades no Brasil e Autoesporte dirigiu por alguns dias com uma delas para descobrir como o Google Glass ajuda e atrapalha os motoristas. Confira 10 curiosidades sobre como é usar o aparelho ao volante e assista ao vídeo que gravamos com o Glass em um Camaro conversível ao fim do texto.
1. Seu celular é o coração do Glass
Os óculos digitais podem parecer máquinas avançadas e superfuturistas, mas eles não fazem muitas funções sem a ajuda de um celular. Para traçar uma rota até um determinado lugar ou receber emails e acessar a internet, por exemplo, você precisa conectar seu smartphone (Android ou iOS) ao Glass por Bluetooth e baixar no seu celular um aplicativo específico do Google.
Dirigimos usando o Google Glass (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
2. Toque ou fale para acessar funções
Ativar uma ferramenta do Glass é bastante simples e pode ser feito ou tocando com o dedo no sensor que fica na haste direita do aparelho ou apenas falando. Isso mesmo, o Glass tem um sistema de reconhecimento de voz que permite que você ative funções dizendo o comando “Ok, Glass” antes de dizer o que deve ser feito.
3. Sensores e mais sensores
Você é constantemente monitorado enquanto usa o Glass. Além de reconhecer o toque do seu dedo ou comandos de voz, o aparelho é capaz de medir o ângulo de inclinação da sua cabeça e até saber quando você pisca. Assim, a tela do Glass fica constantemente desligada e é possível configurar uma função que ativa o aparelho quando você levanta a sua cabeça em um determinado ângulo. Além disso, se você quiser tirar uma foto mais discretamente, basta piscar uma vez com o olho direito e pronto.
Simulação da visão de um motorista com o Google Glass (Foto: Autoesporte)
4. As imagens não ficam no meio da sua visão
Não pense que ao colocar o Glass você vai passar a enxergar o mundo completamente diferente. A tela dele fica posicionada no canto direito superior do seu olho direito. Para ver as informações, você tem que desviar o seu olhar até este ponto. Ou seja, você pode dirigir sem deixar de enxergar a pista, mas tem que se acostumar a olhar para a tela sem se distrair.
Print da tela de navegação do Google Glass (Foto: Reprodução)
5. Leve-me até…
A ferramenta mais útil para motoristas é a de navegação por GPS. Para ativar, basta dizer “Ok, Glass. Get directions to...” (algo como “leve-me para...”) e dizer o endereço. Os óculos se conectam ao celular, traçam a rota e iniciam a navegação. Em trechos curtos, a tela fica sempre acesa, indicando onde você deve virar. Quando o percurso for maior, como em uma rodovia, por exemplo, a tela fica apagada e só é acesa para indicar a próxima etapa do caminho. Mas, afie seu inglês: por enquanto, o Glass só reconhece comandos nessa língua e, com esforço, algumas palavras em outros idiomas.
6. Sem fones ou alto-falantes
O Glass não tem fones de ouvidos nem alto-falantes e mesmo assim você ouve ele te dando as indicações do GPS. O Google usa uma tecnologia que emite vibrações no osso do seu crânio e se transformam em som. Assim, só você ouve o que está sendo dito. Isso também é usado para ler mensagens e emails, além de tocar músicas. Você algum dia duvidou que o Google faria você ouvir sem necessariamente ouvir de verdade?
Print da tela de ligação do Google Glass (Foto: Reprodução)
7. Falando sozinho
Já que Glass tem um microfone, um sistema de som e é conectado ao celular, por que não atender ligações com ele? Nós fizemos o teste recebendo chamadas pelo aparelho e notamos que aceitar ou recusar chamadas é fácil e evita distrações. Depois de ouvir o toque e ver uma tela que indica a ligação, basta um toque na lateral do Glass para começar a conversar ou desligar a chamada.
Vídeo gravado com o Google Glass (Foto: Reprodução)
8. Adeus, GoPro
Sabe aqueles passeios de carro ou moto que você filma e compartilha na internet? Eles ficam muito mais legais com o Google Glass. Enquanto as câmeras GoPro filmam a partir do console do carro ou de cima do capacete, a novidade do Google faz imagens mais próximas da sua linha de visão, de um jeito muito mais parecido com o que você realmente enxerga. E a qualidade das imagens é boa: as fotos são feitas em 5MP e os vídeos, em 720p (confira ao final do texto).
9. Nem tudo são flores...
Ainda em fase de testes, o Glass ainda comete alguns erros, como ativar funções que não foram pedidas e fazer fotos ao menor sinal de um piscar de olhos.. Além disso, não planeje gravar uma viagem de uma cidade a outra só com a câmera dele. Apesar de o Google dizer que a bateria dura cerca de um dia (e alertar que gravações de vídeo encurtam esse tempo), nós só conseguimos gravar cerca de 30 minutos seguidos com o aparelho.
10. A central multimídia do futuro
Se as centrais multimídia são tão populares hoje em dia, elas podem ser substituídas pelo Glass quando o Google começar a vendê-lo a preços acessíveis. Além de fazer muitas das funções das telas dos carros (como navegação por GPS e reprodução de música), os óculos não restringem o uso apenas a quem está ao volante. Durante nossos testes, percebemos que é muito mais prático deixar o celular pareado com o Glass do que com as telas sensíveis ao toque. Além disso, ele não atrapalha as imagens projetadas no para-brisas de carros com head up display e pode até complementar as informações desta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário