sábado, 30 de agosto de 2014

Novos carregadores de navios são montados no Porto de Paranaguá - plantaodacidade.com.br veiculou

Novos carregadores de navios são montados no Porto de Paranaguá

Dois dos quatro novos carregadores de navios já estão sendo montados no berço 213 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. As peças, dispostas no canteiro de obra estruturado no pátio em frente ao local, começaram a chegar no início de agosto. Aos poucos são encaixadas e dão forma aos equipamentos, que de devem aumentar em mais de 30% a produtividade na exportação de soja, milho e farelo pelo complexo.
Dos outros dois equipamentos que estão por vir, um será montado no berço 212 e outro no 214. “Serão repostos quatro dos seis shiploaders (carregadores) que atualmente operam no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, reposição que segue um cronograma”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
Segundo o cronograma estabelecido pelas diretorias de Operação e Manutenção da Appa junto à empresa fornecedora, a previsão é que a montagem do primeiro equipamento seja concluída em dezembro de 2014. O segundo deve ficar pronto em fevereiro de 2015. Nesta data, o berço 213 passará a operar plenamente com dois novos shiploaders.
Nesta etapa da montagem, o berço ainda opera normalmente, com os equipamentos atuais, depois que serão desmontados. “O equipamento do berço 212 tem previsão de estar pronto em abril de 2015 e o do berço 214, em junho. Ou seja, até meados do ano que vem, este projeto estará concluído e o Corredor operando com mais potência”, afirma o diretor-presidente.
EQUIPAMENTOS – A aquisição dos equipamentos integram o projeto de modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Os novos carregadores vão proporcionar um aumento direto na produtividade dos embarques dos navios dos granéis sólidos.
Os equipamentos têm capacidade de carregar até duas mil toneladas de granéis por hora (cada). Eles serão montados com toda estrutura de controle e monitoramento necessários para garantir a segurança nas operações. Os novos carregadores terão, inclusive, dispositivos completos para limpeza; sistemas de despoeiramento e de controle de formação de pó; e sistema de ar comprimido para limpeza dos filtros do sistema de despoeiramento e das câmeras.
Foram investidos R$ 59,4 milhões na aquisição dos quatro carregadores. As ligações dos equipamentos às correias transportadoras que compõe o sistema de escoamento do Corredor também estão previstas na obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário