sábado, 30 de agosto de 2014

OAB Paraná cria comitê de combate à corrupção eleitoral para ampliar fiscalização - gazetadopovo.com.br veiculou

Daniel Caron / Tribuna
Daniel Caron / Tribuna / OAB aperta a fiscalização no processo eleitoral
OAB aperta a fiscalização no processo eleitoral
DIreito

OAB Paraná cria comitê de combate à corrupção eleitoral para ampliar fiscalização

30/08/2014 | 00:14 |
Os paranaenses podem ajudar a fiscalizar as irregularidades cometidas durante o período eleitoral por meio do Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, da OAB Paraná, que entrou em funcionamento nesta semana e já está recebendo denúncias.  


Com o objetivo de atrair o cidadão para participar das eleições, o comitê é um “canal para transformar a indignação em algo produtivo e que gere punição aos candidatos”, resumiu Zuleika Giotto, presidente Comissão de Responsabilidade Social e Política da OAB e que faz parte do órgão. Para serem válidas as denúncias precisam contar com provas como fotos, documentos, gravações, imagens, indicação de testemunhas e tudo o que possa evidenciar claramente que houve uma situação de corrupção eleitoral. Há comitês nas subseções da OAB em Paranavaí, Maringá, Londrina e Guarapuava.
Para Zuleika Giotto a responsabilidade do eleitor não acaba com o depósito do voto na urna. “Nós precisamos firmar uma cultura de controle não só da participação da população no processo eleitoral, mas também durante o mandato” lembra.
A atuação do Comitê 9840 também procura levar informações aos eleitores. No site do grupo (www.comite9840pr.org.br) são disponibilizados links para outras páginas que trazem o perfil dos candidatos, como o Candibook – o portal dos candidatos da Gazeta do Povo. “Queremos contribuir para a transparência do processo eleitoral e entendemos que cada vez mais o cidadão está consciente de que precisa participar”, fechou Zuleika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário