sábado, 30 de agosto de 2014

Principais prédios públicos de PG não possuem alvará - diariodoscampos.com.br veiculou

Principais prédios públicos de PG não possuem alvará

Segundo departamento de Urbanismo, legislação não exige alvará de localização de alguns prédios
MIchelle PavoniFale com o repórter
Publicado em: 30/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 29/08/2014 - 20:07
Os principais prédios públicos de Ponta Grossa estão com o alvará de funcionamento irregular. A informação é do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que define os critérios de regularização destes locais. Entre os patrimônios públicos que não possuem a liberação estão os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal, da Biblioteca e do Conservatório Maestro Paulino, do Ginásio da Pessoa com Deficiência e da Arena Multiuso.
As principais irregularidades encontradas nestes locais são a falta de sinalização de saída de emergência e o alarme sonoro em caso de incêndio. No prédio da Prefeitura Municipal estão faltando instalação e recarregamento de extintores de incêndio; instalação de um corrimão; iluminação de energia; piso anti-derrapante nas escadas; manutenção nos hidrantes e rota de fuga com placa sinalizadora. Já a Câmara Municipal não possui projeto de prevenção e combate a incêndios, o principal documento, segundo o Corpo de Bombeiros.
Segundo o Setor de Prevenção do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros, os critérios utilizados para avaliar a autorização do alvará são as condições mínimas de segurança, saídas de emergência sinalizadas, extintores de incêndio e escadas, além do projeto de prevenção de combate a incêndios, citado anteriormente. De acordo com o setor, o alvará só é liberado se o projeto de prevenção for aprovado. Caso o solicitante necessite de um prazo para regularizar todas as especificações, ele só conseguirá o certificado provisório se estiver atendendo às condições mínimas de segurança.
O secretário de Planejamento, João Ney Marçal, garante que, a partir desta gestão, todos os prédios que são construídos na cidade estão dentro das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros. "O passado realmente é ruim, mas tudo que é feito na cidade hoje está dentro das exigências". De acordo com ele, ainda não existe previsão de regularização dos prédios, mas a prefeitura está trabalhando para que isso aconteça.
Leia mais na versão impressa deste sábado.
O prédio da prefeitura municipal é um dos patrimônios públicos que não possui certificado do Corpo de Bombeiros. Foto: Fábio Matavelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário