segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ponta Grossa tem o mês do ‘Folclore em Cores’ Da Redação - diariodoscampos.com.br veiculou

Ponta Grossa tem o mês do ‘Folclore em Cores’

Da RedaçãoFale com o repórter
Publicado em: 17/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 16/08/2014 - 10:12
O Dia do Folclore é comemorado nesta segunda-feira, dia 18, em todo o Brasil. Em Ponta Grossa o Folclore tem o mês de agosto dedicado e programação especial nas escolas e também no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, o Parque Ambiental. A Fundação Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Turismo, com apoio de diversas entidades culturais, prepararam apresentações étnicas, exibições em escolas e festival gastronômico. Todas as atividades são gratuitas. Desde o fim de semana passado estão ocorrendo várias apresentações. Ontem foi a vez das danças gaúchas, da capoeira, das danças orientais e das exibições de break.
Neste domingo a programação segue na Estação Saudade, onde estão montadas diversas barracas vendendo pratos típicos da culinária ucraniana, polonesa, alemã, árabe, portuguesa, africana, japonesa, holandesa e italiana. Com o tema ‘Ponta Grossa: terra de todos os povos’, o objetivo do festival é homenagear as etnias formadoras da região, por meio de manifestações culturais, como a dança, a música, o artesanato e a gastronomia. As atividades acontecem das 9 às 21 horas. Nas barracas estão representados nove países.
Ontem o público conferiu a apresentação do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (Castro). Com trajes da cidade portuária de Volendam, o grupo encantou com as simples e alegres danças de tamancos, que falam sobre o amor e a vida, além de representar o trabalho árduo dos camponeses, a patinação nos invernos rigorosos e os costumes dos marujos e pescadores das cidades marítimas. O espetáculo também ficou por conta do Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis, de São José dos Pinhais, com repertório e danças das regiões da Sardegna, Sicília, Calabria, Campania, Basilicata, Lazio, Veneto, Friuli-Venezia Giulia e Trento, apresentadas com os respectivos trajes típicos.
Domingo
Hoje a programação terá apresentações do Grupo de Taikô Fuurinzakan, de Ponta Grossa, ao longo do dia. O grupo foi criado em 2005, e conta com nove integrantes, com idades entre 7 e 16 anos. O grupo divulga a cultura e as tradições japonesas em todo Paraná através de espetáculos cênico-musicais de taiko, aprovados pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.
Utilizados para marcar passos de soldados, assustar o inimigo e como forma de comunicação entre as tropas, os taikos atualmente são vistos apenas em festivais e eventos comemorativos, encantando multidões. Até nos dias atuais ainda existem vilas no Japão onde as horas são anunciadas pelo Taiko, mantendo a tradição milenar em vez de anunciar as horas por sirene ou sino.
O ritmo forte e a batida cadenciada chamam a atenção, misturando música e performances cênicas. Os taikos são confeccionados com a parte superior em pele de animal em vários tamanhos e podem ser tocados com a ajuda de baquetas ou apenas com as mãos.
Às 16 horas, quem se exibe é o Grupo Folclórico Português Alma Lusa (Curitiba), trazendo danças típicas da cultura portuguesa. Por fim, às 17 horas, quem sobe ao palco é o Grupo Folclórico Polonês Mazury, da cidade de Mallet, na Região dos Campos Gerais, que preserva e ensina a cultura polonesa em suas tradições históricas através da dança, música, cantos e trajes.
Escolas
Nos dias 18, 19, 20 e 21 as atrações folclóricas serão para os alunos da Escola Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, Escola Estadual Padre Pedro Grzelczaki, Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny e Escola Estadual Professor Becker e Silva, respectivamente. Fechando a programação, o grupo de percussão Ubatuke se apresenta no Centro de Cultura, no dia 22, sexta-feira, às 20 horas.


Grupo de Taiko Fuurinzakan, de Ponta Grossa, se apresenta ao longo do dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário