terça-feira, 19 de agosto de 2014

CULTURA - Evento reúne corais de toda região hoje no Cine Pax Da Redação - DIARIODOSCAMPOS.COM.BR

Evento reúne corais de toda região hoje no Cine Pax

Da RedaçãoFale com o repórter
Publicado em: 19/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 18/08/2014 - 18:53
Das Assessorias
A programação do 31º Encontro de Corais da UEPG tem um encontro marcado com o público hoje, no Cine Teatro Pax, na Rua Dr. Antônio Russo, 28, em Oficinas. A entrada é gratuita. Com coordenação de Carla Roggenkamp, Luciane Tessarolo Dezonet e Ronaldo Silva, o encontro integra o calendário de atividades culturais da instituição. Destaca-se como um tradicional momento da musica coral de Ponta Grossa e região. Como assinalam os organizadores do evento, o espaço promove a música coral e incentiva a criação de novos corais – e o aprimoramento dos grupos já existentes. Também promove o congraçamento e a troca de experiências entre os grupos corais participantes em suas edições.
O encontro de 2014 tem a participação do Coro em Cores – UEPG/Conservatório com regência de Carla Roggenkamp e Ronaldo da Silva. O grupo interpreta ‘Al di là’ (Para Além de), compositor Carlo Donida, com arranjo de Marcelo Urias, adaptação – Carla Roggenkamp; Luar da Mata, de Bento Mossurunga - com arranjo de Marcílio de Oliveira Filho; e Aquarela do Brasil, de Ary Barrosoa, com arranjo de Marcos Leite. De Palmeira, o Coral da FENAABB traz regência de Renato Filipak – e presença dos músicos Cléber Américo Castro e Souza – Violão & Osmar (Sanfona). O coral de Palmeira apresenta as músicas Agnus Dei, de Michel W. Smith – Versão de A. L. Cohen - Aleluia, arranjo de Renata Filipak, versão Gabriela Rocha; Maria Maria, de Milton Nascimento, arranjo de Alexandre Zilahi; Cânone, de autor desconhecido; e Esperando na janela, de T. Gondim, com arranjo de Renata Filipak.
Com regência de Eiquiel Ramos, o Coral da Terceira Idade de Carambeí destaca as músicas Cio da Terra, de Milton Nascimento; Balaio, de B. Lessa & P. Cortes; Laranja, de E. Paraguassu; e Cantigas do Sabiá, de R. Vale. O Coro Cidade de Ponta Grossa registra a regência de Carla Roggenkamp – e apresenta as músicas Suíte dos Pescadores, de Dorival Caymmi, com arranjo de Damiana Cozzela; Trem das Onze, de Adoniram Barbosa, arranjo de Carla Roggenkamp; e Carinhoso, de João de Barro & Pixinguinha. A participação do coral Mistério Sua Voz tem regência de Peterson Martins e Christian de Sá Quimelli para as músicas Sou Rico, de R. Mullins; O Nosso Rei é Vencedor, de I. Meira; Abro Meu Coração, de M. Maia; e Vou até fim, de Régis & S. Lóia.
Por iniciativa do Coral da UEPG e destacando na coordenação o maestro Gabriel de Paula Machado, o Encontro de Corais teve sua criação em 1980. Desde sua primeira edição tornou-se um evento importante na área de musical, promovendo a integração, o intercâmbio e o aperfeiçoamento das técnicas do canto coral. A promoção do Encontro de Corais visa valorizar o potencial musical e técnico dos corais participantes. Outro ponto assinalado refere-se à difusão da música coral como elemento importante de expressão cultural. O espaço promove o intercâmbio entre corais, regentes e coralistas. Nas edições da música coral da UEPG, há a preocupação em estimular o aperfeiçoamento do canto coral na região de abrangência da UEPG.


As apresentações têm início às 19h30 (foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário