segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pesquisadores de Ponta Grossa são convidados a apresentar trabalhos no exterior - diariodoscampos.com.br veiculou

Pesquisadores de Ponta Grossa são convidados a apresentar trabalhos no exterior

Equipe vai passar pela China e Estados Unidos para mostrar os frutos de seus trabalhos
MIchelle PavoniFale com o repórter
Publicado em: 10/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 09/08/2014 - 11:08
Uma equipe de pesquisadores ponta-grossenses ganhou destaque no cenário científico mundial e foi convidada a apresentar seus trabalhos no estado da Flórida, nos Estados Unidos, e em Pequim, na China. O grupo é formada pelos doutores Sergio Mazurek Tebcherani, Evaldo Toniolo Kubaski, Thiago e Rodrigo Sequinel e pelas alunas de doutorado Aline Jorge e Samara Schimdt.
A pesquisa que será apresentada na Flórida, no evento EMN Meeting on Ceramics – Energy Materials Nanotechnology, ainda não foi definida. O grupo estuda a possibilidade de apresentar um trabalho que consiste em uma alternativa sob o ponto de vista energético industrial. Segundo um dos autores, Thiago Sequinel, trata-se de uma nova metodologia para obtenção de óxidos inorgânicos de uma maneira rápida e com baixa energia. "Obtemos fases de óxidos inorgânicos através do uso do meio reacional químico e temperaturas abaixo de 70° C. É um método simples para obter um material que geralmente necessita de altas temperaturas".
Segundo Sergio Tebcherani, líder da equipe, a proposta para este evento era que o grupo apresentasse um trabalho em aberto. "Pediram para a gente selecionar um trabalho atual que a gente estivesse desenvolvendo e com repercussão, por isso cogitamos esse". Segundo ele, os convites são fruto de um desenvolvimento tecnológico que o grupo vem aprimorando dia a dia. O evento, que ocorrerá nos dias 26 a 29 de janeiro do ano que vem, está baseado na troca de informações a respeito dos mais recentes avanços em vários aspectos relacionados à ciência e à tecnologia.
Leia mais na versão impressa deste domingo.

Thiago Sequinel, Evaldo Toniolo Kubaski, Sergio Mazurek Tebcherani e Aline Jorge são alguns dos membros da equipe. Foto: Fábio Matavelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário