segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Colágeno vira o novo elixir da beleza e da longevidade. Saiba como se deve usá-lo - jornal extra veiculou a matéria postada a seguir

Colágeno vira o novo elixir da beleza e da longevidade. Saiba como se deve usá-lo


Colageno em pó: para aproveitar benefícios da proteína é preciso usar a substância por via oral
Colageno em pó: para aproveitar benefícios da proteína é preciso usar a substância por via oral Foto: Mônica Imbuzeiro / O Globo
Camilla Muniz
Tamanho do texto A A A
Não é à toa que ele é uma das proteínas mais importantes do corpo humano e vem sendo considerado o cálice de ouro da longevidade. Para quem está em busca de uma aparência mais jovem e bonita, principalmente com a chegada do verão, apostar no colágeno pode ser uma excelente pedida. Como o organismo reduz progressivamente a produção da substância a partir dos 25 anos de idade, a reposição é recomendada após a terceira década de vida. Mas como fazer isso diante de uma infinidade de produtos como esmalte, sabonete, protetor solar, cremes, xampus, balas, shakes e cápsulas que trazem a substância no rótulo?
O colágeno é produzido por células do corpo chamadas fibroblastos, de forma contínua, de acordo com as necessidades do organismo. Com o avanço da idade, é consequência do processo normal de envelhecimento a diminuição da síntese da proteína. No entanto, situações de muito estresse e deficiências alimentares prolongadas podem acelerar essa redução.
— O uso de colágeno hidrolisado pode ajudar tanto na produção quanto na reposição diária das quantidades necessárias para se obter uma pele jovial e com turgor (elasticidade), típica dos jovens e das crianças. Isso dá leveza à derme no aspecto externo e na composição interna, assegurando um bom funcionamento em geral — explica o geriatra Francisco Vianna Filho, membro titular do Instituto Hahnmaniano do Brasil.
Como o colágeno é uma proteína muito grande, a hidrólise facilita o seu uso e aplicação em fórmulas alimentícias, bem como a digestão após o consumo, segundo o farmacêutico Henry Okigami.
— O colágeno só traz benefícios quando utilizado por via oral. Nesse caso, a forma (shakes ou cápsulas, por exemplo) não influencia muito, mas sim a dose e a aplicação — diz Okigami, diretor técnico do projeto Vhita e pesquisador da ScienceSolution. — Se o corpo vai produzir colágeno, qual a melhor proteína que senão o próprio colágeno para fornecer os componentes ideais?
De acordo com Francisco Vianna Filho, a dose recomendada de colágeno hidrolisado depende das necessidades de cada paciente. Em média, indica-se três gramas diárias da substância, divididas em três doses de um grama.
— O uso contínuo não apresenta efeitos colaterais, sendo uma reposição segura e eficiente — garante o médico.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/colageno-vira-novo-elixir-da-beleza-da-longevidade-saiba-como-se-deve-usa-lo-14925571.html#ixzz3NJBMvG4n

Nenhum comentário:

Postar um comentário