sábado, 13 de dezembro de 2014

EFEITO MEDINA CONTAGIA PIPELINE - Pipeline vira "Maracanã do surfe" com torcida brasileira em peso por Medina - GLOBO.COM

Pipeline vira "Maracanã do surfe" com torcida brasileira em peso por Medina

Casais em lua de mel, famílias e amigos comparecem em peso ao North Shore de Oahu, no Havaí, na esperança do primeiro título mundial para o Brasil no surfe

Por Direto de Oahu, Havaí


Famílias com crianças, adolescentes aficionados, grupos de amigos, casais em lua de mel ou apenas curtindo as férias no paraíso. O número de brasileiros no North Shore de Oahu impressiona. Como em uma final de Copa do Mundo no futebol, a praia de Pipeline se transforma em um "Maracanã" para torcer pelo histórico título de Gabriel Medinano surfe. O campeão mundial da temporada 2014 será definido no Pipe Masters até o dia 20 de dezembro. E os adversários do jovem de 20 anos são ninguém menos do que Kelly Slatere Mick Fanning.
- Nunca tive uma torcida assim no Havaí. Este é meu quarto ano aqui e nunca vi tantas pessoas torcendo por mim. É maneiro, isso me dá uma força a mais -revelou o paulista de São Sebastião.
Medina pode se tornar o primeiro brasileiro campeão do mundo neste sábado, caso Slater e Fanning percam suas baterias na segunda e na terceira fases, respectivamente. Uma chamada será feita às 15h30 (de Brasília), e a expectativa é de mar grande, com ondas de 5 a 6 metros. Na estreia, o brasileiro derrotou o havaiano Reef Mcintosh, que entrou pela triagem, e o australiano Dion Atkinson, 27º do ranking, indo direto à terceira fase. Mick também venceu a sua bateria e avançou. Já Kelly levou uma virada inesperada no fim e foi para a repescagem.
Cansados de sofrer com o Grêmio nos gramados do Brasil, Gustavo e Erika Maltoni carregaram a bandeira do Tricolor gaúcho para as areias da lendária praia para trazer sorte para Gabriel.
- Viemos unir a lua de mel ao campeonato. Programamos a lua de mel para ver o Medina ser campeão, mas o destino de casar foi uma coincidência da vida. Gostamos muito de surfe e sempre acompanhamos tudo. O Grêmio está horrível, por isso, mudamos de esporte para ver se dá uma melhorada - contou a dentista.
Medina, surfe, Pipeline (Foto: Marcio Fernandes / Ag. Estado)Medina é cercado, e padrasto, Charles Rodrigues (camisa preta), tenta proteger (Foto: Marcio Fernandes / Ag. Estado)


O estudante Anton Frank, de 24 anos, decidiu sair de Florianópolis para surfar com e acompanhar o campeonato que pode ser histórico para o país:
- Surfo e quero que ele ganhe. Sou fã dos três, Medina, Mick Fanning e Kelly Slater, mas sou brasileiro. Estava com um amigo em Waikiki, vim um dia para o North Shore e falei: "Temos que ficar aqui". Eu e meu amigo viemos surfar e curtir o campeonato.
Filhas de mãe brasileira, as argentinas Lisa e Julia Sanchez convenceram a família de vir pelo segundo ano seguido ao Havaí para prestar o apoio ao fenômeno da nova geração.
- Nós seguimos o Medina todo ano. Viemos no Havaí no ano passado e para isso eu sou brasileira (risos). Gosto de tudo no Medina, ele é uma boa pessoa e craque no surfe - contou Lisa, que vive em Buenos Aires, capital da Argentina, e estava vestida com uma camisa da Seleção Brasileira com a inscrição "Vai Medina".
O paulista Paulo Mário Strazelli é contador e também viajou do Brasil para o Havaí especialmente para torcer pelo brasileiro. Antes de embarcar de São Paulo para Honolulu, capital do arquipélago da Polinésia, que pertence aos Estados Unidos, ele esteve em São Sebastião (SP) para assistir ao WQS Prime de Maresias. Na ocasião, Gabriel foi eliminado na terceira fase.
- Está é a minha primeira vez no Havaí. Vir para cá era um sonho de criança, pois eu surfo desde menino, tinha 10 anos quando comecei. E eu não poderia deixar de ver um feito inédito, com um brasileiro sendo campeão mundial pela primeira vez. Ele tem um carisma especial e muito surfe no pé, manda muito bem. Eu estive em Maresias e percebi que ele se poupou, pisou o pé no freio. Fez bem, afinal, é aqui que ele pode fazer história. O Medina está confiante e ganhou duas etapas nas melhores esquerdas do mundo, em Fiji e no Taiti, e Pipeline é a cara dele.
Surfe, Pipeline, torcedores (Foto: Pedro Gomes Photography)Família se veste com camisa da Seleção Brasileira, com a inscrição "Vai Medina" (Foto: Pedro Gomes Photography)






Casal de gremistas programou lua de mel para ser Medina ser campeão (Foto: Carol Fontes)Casal de gremistas programou lua de mel para ver Medina ser campeão (Foto: Carol Fontes)


torcida Gabriel Medina, Surfe, Pipeline, torcedores (Foto: Pedro Gomes Photography)Barracas do Havaí e do Brasil juntas em Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)


Surfe, Pipeline, torcedores (Foto: Pedro Gomes Photography)Torcedores levam bandeiras e torcem como em uma final de Copa do Mundo (Foto: Pedro Gomes Photography)


01
baterias da primeira fase
1: Joel Parkinson (AUS) 13,83, Julian Wilson (AUS) 1,23, Glenn Hall (IRL) 4,26
2: Michel Bourez (TAH) 2,90, Sebastian Zietz (HAV) 14,13, Raoni Monteiro (BRA) 4,77
3: John John Florence (HAV) 18,16, Matt Wilkinson (AUS) 2,23, Mitch Coleborn (AUS) 3,34
4: Kelly Slater (EUA) 15,80, Adam Melling (AUS) 15,90, Dusty Payne (HAV) 13,84
5: Mick Fanning (AUS) 12,16, Aritz Aranburu (ESP) 9,27, Makai McNamara (HAV) 2,20
6: Gabriel Medina (BRA) 8,83, Dion Atkinson (AUS) 3,30, Reef Mcintosh (HAV) 5,10
7: Jordy Smith (AFS) 2,07, Jadson André (BRA) 3,90, Jeremy Flores (FRA) 9,30
8: Kolohe Andino (EUA) 10,70, Frederick Patacchia (HAV) 7,50, Travis Logie (AFR) 0,00
9: Josh Kerr (AUS) 11,10, Kai Otton (AUS) 1,67, Brett Simpson (EUA) 9,63
10: Owen Wright (AUS) 17,50, Adrian Buchan (AUS) 15,07, Mitch Crews (AUS) 8,50
11: Nat Young (EUA) 1,90, Filipe Toledo (BRA) 12,90, Alejo Muniz (BRA) 14,94
12: Bede Durbidge (AUS) 15,20, Miguel Pupo (BRA) 3,23, Tiago Pires (POR) 1,63
01
confira as baterias da segunda fase
1: Kelly Slater (EUA) x Reef McIntosh (HAV)
2: Michel Bourez (TAH) x Makai McNamara (HAV)
3: Jordy Smith (AFR) x Dusty Payne (HAV)
4: Nat Young (EUA) x Mitch Coleborn (AUS)
5: Miguel Pupo (BRA) x Raoni Monteiro (BRA)
6: Filipe Toledo (BRA) x Glenn Hall (IRL)
7: Adrian Buchan (AUS) x Travis Logie (AFR)
8: Kai Otton (AUS) x Brett Simpson (EUA)
9: Fredrick Patacchia (HAV) x Mitch Crews (AUS)
10: Jadson André (BRA) x Tiago Pires (PRT)
11: Julian Wilson (AUS) x Dion Atkinson (AUS)
12: Matt Wilkinson (AUS) x Aritz Aranburu (ESP)
01
o que medina precisa para ser campeão mundial
- se for eliminado até a terceira fase => precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro.
- se for eliminado na quinta fase => Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais => Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final => conquista o título, independentemente da campanha de seus rivais

Nenhum comentário:

Postar um comentário